Cuidados simples no dia a dia podem ajudar a evitar novo coronavírus

O mundo todo está falando sobre o aparecimento do novo coronavírus, que ataca o sistema respiratório. O novo vírus se espalhou a partir da região de Wuhan, na China. Apesar de não haver casos confirmados no Brasil, a Unimed João Pessoa está acompanhando a situação e já validou um fluxograma de atendimento a pacientes com suspeita de contágio.

Cuidados
Os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus são, basicamente, os mesmos tomados para outras doenças respiratórias, como a gripe. Deve-se sempre higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos; colocar o antebraço na frente do nariz e da boa ao espirrar ou tossir; ao pegar em objetos de uso comum, como maçanetas ou apoios em ônibus coletivos, não levar a mão à boca ou aos olhos; e usar álcool 70%. Uma dica valiosa, é sempre ter na bolsa um frasco com o álcool.
Transmissão
E atenção: não é preciso entrar em pânico se estiver perto de uma pessoa com tosse ou outros sintomas de gripe. Casos só são suspeitos para o novo coronavírus quando apresentam febre associada a outros sintomas respiratórios; quando a pessoa esteve na China; ou entrou em contato próximo com caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias.
É prudente adotar algumas medidas para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas:
  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Higienizar as mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Praticar a etiqueta respiratória, que é cobrir a boca ao tossir e respirar;
  • Evitar locais com aglomeração de pessoas.

Comentários