SESI-PE implanta projeto piloto de robótica em parceria com a Fiat e Comau


Uma iniciativa inédita que habilitou professores para ensinar robótica educacional de uma forma envolvente a partir da utilização de robôs visando aprimorar os conhecimentos dos estudantes em várias disciplinas escolares. Assim foi a capacitação do projeto piloto de robótica e.DO Learning Center, fruto de uma parceria entre o SESI-PE, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Comau, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de setembro, no SESI Goiana.

Ao todo, 14 profissionais que atuam com robótica educacional ou ministram aulas na área de exatas no SESI Goiana e em outras escolas da região participaram do evento facilitado pelo instrutor italiano da Comau, Giuseppe Daqua. No conteúdo programático, Daqua apresentou o robô educacional e.DO - que é próximo aos utilizados em soluções industriais, como nas montagens dos carros da Fiat – e suas funcionalidades, instalação e setup; regras de segurança, matemática e programação. Além disso, os profissionais participaram de atividades práticas, bem como avalições individuais teóricas e práticas em grupo.

Para um dos participantes do curso, o professor de matemática e robótica, Lauro Campos, o projeto viabiliza uma abordagem didática inovadora, possibilitando uma experiência de aprendizagem revolucionária aos jovens. “O projeto é cativante e a tecnologia aplicada aproximará o aluno da indústria, permitindo que ele tenha noção de como é fazer parte dela. O estudante também desenvolverá novas habilidades e aprenderá matemática, física e robótica de uma nova forma”, comentou. 

Nos meses de novembro e dezembro, os docentes irão aplicar os ensinamentos da capacitação e utilizar o robô e.DO em sala de aula junto aos alunos do Ensino Médio regular e do Programa de Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP) do SESI Goiana e de outras instituições. “O SESI Goiana disponibilizará um dia por semana para os estudantes das escolas públicas do município usufruírem da infraestrutura da escola e terem aulas com o robô interativo e.DO, que torna o aprendizado mais atrativo. Essa iniciativa é um exemplo de que a tecnologia pode ser uma aliada do ensino”, antecipa a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo.

ROBÔ E.DO
Desenvolvido para estimular a criatividade dos jovens dentro e fora da sala de aula, o robô e.DO é formado por seis eixos articulados que interagem entre si de maneira modular. Cada unidade motorizada dispõe de um controle mecânico e eletrônico autônomo que pode ser configurado de acordo com a necessidade do operador, propiciando que o e.DO pegue, mova, manipule e gire as peças conforme necessário para executar a tarefa desejada.

Comentários