Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda

A partir de segunda-feira (7), tem início a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo em todo país. Em Goiana, as imunizações estarão disponíveis em todos os postos e salas de vacinação, sempre das apartir das 8h. A ação tem como objetivo interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais vulneráveis. Na primeira fase da campanha, que acontece de 7 a 25 de outubro, com a mobilização no Dia D, em 19 de outubro, as crianças de seis a quatro anos, exclusivamente, recebem a tríplice viral, que também protege contra a caxumba e rubéola.
Já a segunda fase da campanha será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na aplicação da tríplice viral nos jovens de 20 a 29 anos que não foram vacinados, não tenham comprovação das doses de vacina na infância ou em outro momento da vida. Para este público, o Dia D acontecerá no sábado 30 de novembro.
Ficam isentas pessoas de um a 29 anos com duas doses da vacina, pessoas de 30 a 49 anos com uma dose, profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral, quem já teve sarampo ou pessoas com mais de 50 anos.
Já quem nunca teve sarampo, não está com o esquema de vacinação completo ou perdeu o cartão e não se lembra se tomou as vacinas, deve procurar os postos de saúde. Quem tiver fora dos públicos prioritários da campanha terá que procurar as unidades de saúde posteriormente, já que a vacina contra o sarampo está disponível, para quem precisa, durante todo o ano.
Para obter um atendimento mais ágil, a Sesau pede que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHAME O LADRÃO!

Bolsonaro volta a Pernambuco

Em Goiana: Mulher foi atropelada na BR-101 veio a óbito