Mutirão de prevenção às hepatites virais no Parque da Jaqueira

Mutirão de prevenção às hepatites virais no Parque da Jaqueira
Julho foi instituído como mês de conscientização quanto a doenças hepáticas - Foto: Reprodução/ NAPHE


Nesta quarta-feira (17), o Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, recebeu uma ação de prevenção às hepatites virais. Gratuitos, os atendimentos seguem até 16h, na Academia da Cidade, que fica dentro do parque. A ação é uma parceria entre o Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (Naphe), as Secretarias de Saúde do Estado e do Recife, além da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia da Universidade de Pernambuco (UPE).

Durante o mutirão, o público poderá se vacinar contra a hepatite B e realizar a testagem para as hepatites B e C. Também serão fornecidas informações gerais à população sobre a doença e sua prevenção. No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.802, que institui o Julho Amarelo, mês destinado a chamar atenção para luta contra às hepatites virais, com objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

Hepatites virais no Brasil

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Segundo o Ministério da Saúde (MS), em 2017 (dado mais recente) o País registrou 40.198 casos novos de hepatites virais, sendo que 70% dos óbitos por hepatites são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%) e A (1,7%).

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata