PIER NET

PIER NET

SABOR DA VILA

SABOR DA VILA

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Mutirão de prevenção às hepatites virais no Parque da Jaqueira

Mutirão de prevenção às hepatites virais no Parque da Jaqueira
Julho foi instituído como mês de conscientização quanto a doenças hepáticas - Foto: Reprodução/ NAPHE


Nesta quarta-feira (17), o Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, recebeu uma ação de prevenção às hepatites virais. Gratuitos, os atendimentos seguem até 16h, na Academia da Cidade, que fica dentro do parque. A ação é uma parceria entre o Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (Naphe), as Secretarias de Saúde do Estado e do Recife, além da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia da Universidade de Pernambuco (UPE).

Durante o mutirão, o público poderá se vacinar contra a hepatite B e realizar a testagem para as hepatites B e C. Também serão fornecidas informações gerais à população sobre a doença e sua prevenção. No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.802, que institui o Julho Amarelo, mês destinado a chamar atenção para luta contra às hepatites virais, com objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

Hepatites virais no Brasil

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Segundo o Ministério da Saúde (MS), em 2017 (dado mais recente) o País registrou 40.198 casos novos de hepatites virais, sendo que 70% dos óbitos por hepatites são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%) e A (1,7%).

0 komentar:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Eduardo França | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top