Goiana e mais dois municípios são os únicos que, até o momento, não assinaram o termo de adesão do programa Criança Alfabetizada
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/M/CjWqfISsiEiAix03L5WA/paulocamara-gov.jpg)
A expectativa do governo é beneficiar cerca de 330 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental. Dos 184 municípios, Goiana, Salgueiro e Jaboatão dos Guararapes são os únicos que, até o momento, não assinaram o termo de adesão entregue no dia 11 de junho deste ano. De acordo com o governo, faltam trâmites burocráticos.
O decreto que regulamenta o Índice de Desenvolvimento de Educação (IDE) também foi assinado pelo governador Paulo Câmara nesta segunda (15). O índice é a forma do governo acompanhar a evolução dos estudantes, premiando as melhores escolas e auxiliando as que encontram dificuldades.
Com a mudança do ICMS Ambiental, o número de 11 indicadores cai para 5, dando maior ênfase à educação. Atualmente, a participação da educação no repasse é de 3% e o programa prevê aumento escalonado até 18%, em 2025.
Parceria
Através do convênio, o governo estadual vai fornecer aos municípios material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê também formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e também para professores que atuam na pré-escola e alfabetização.
Para a gestão do Criança Alfabetizada, o estado vai ofertar bolsas para os coordenadores do programa nos municípios. Além disso, as cidades que aderirem vão selecionar dois profissionais para serem formadores, sendo um para a pré-escola e outro para os 1º e 2º anos. Os formadores serão capacitados para realizar as ações com os professores da rede municipal.
FONTE: G1
Comentários
Postar um comentário