PIER NET

PIER NET

SABOR DA VILA

SABOR DA VILA

quarta-feira, 20 de março de 2019

Recife está entre as capitais mais violentas do mundo, juntamente com Natal, Maceió e João Pessoa

http://jornalismosp.espm.br/wp-content/uploads/2014/03/Blitze.jpg
Sete capitais do Nordeste brasileiro, incluindo Natal (RN), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB), foram incluídas em uma lista com as 50 cidades mais violentas do mundo. De cartões-postais frequentados por milhares de turistas, estas cidades também figuram no mapa internacional do medo. O levantamento realizado pela organização mexicana Seguridad, Justicia y Paz levou em consideração os dados oficiais de homicídios no ano de 2018. Rio de Janeiro e São Paulo estão fora da relação, enquanto a cidade de Tijuana, no México, lidera o ranking global da insegurança.
Das 50 cidades listadas em 2018, 15 são mexicanas e 14, brasileiras. Natal é a cidade brasileira mais violenta e ocupa a oitava posição neste mapa global. Maceió aparece na 21ª colocação, Recife está na 38ª, enquanto João Pessoa ocupa o 44º lugar na tabela do medo.
Fortaleza (9ª posição), Belém (12ª), Feira de Santana (14ª), Vitória da Conquista (22ª), Aracaju (25ª), Salvador (29ª), Macapá (30ª), Campos dos Goytacazes (35ª), Manaus (37ª) e Teresina (48ª) completam a relação de municípios do Brasil inseridos no topo da violência mundial em 2018.
Recife, Natal, João Pessoa e Maceió também estavam no ranking de 2017 e caíram de posição em relação ao ano seguinte. Campina Grande, na Paraíba; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Vitória, no Espírito Santo, estavam na lista de 2017 e ficaram de fora da relação referente ao ano passado.
Critérios
O levantamento da organização considera apenas as regiões metropolitanas de cidades acima de 300 mil habitantes. Os municípios e cidades-satélites que compõem o perímetro urbano também foram levados em consideração. A posição de cada região metropolitana na lista é definida após o cálculo da taxa oficial de homicídios para cada 100 mil habitantes dessas localidades.
Os números de crimes letais utilizados no levantamento foram fornecidos por fontes oficiais, quase sempre pelas secretarias de segurança pública dos estados ou províncias analisados. Os detalhes e a metodologia da pesquisa podem ser conferidos no site do Conselho.
O Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal do México divulga os rankings mundiais da violência desde 2013. A organização da sociedade civil, fundada em 2002, se apresenta como uma rede “apartidária, laica e independente”.
A mais violenta do Brasil
A região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte, por exemplo, teve 1.185 homicídios em 2018 para uma população de 1,5 milhão de habitantes, e registrou uma taxa de 74,67 mortes violentas intencionais para cada 100 mil moradores. Além de Natal, foram consideradas as cidades de Arês, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz. Em 2017, a taxa da região mais violenta do Brasil foi de 102,56 mortes por 100 mil habitantes, o que fez com que a Grande Natal ocupasse a quarta posição no ranking mundial da insegurança .

0 komentar:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Eduardo França | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top