Guardas Civis Municipais e Agentes de Transito de Goiana participaram de capacitação para o uso de tecnologias não letais

A imagem pode conter: comida
Guardas Civis Municipais e Agentes de Transito de Goiana participaram, nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), de uma capacitação para o uso de tecnologias não letais.
O curso é voltado à segurança pública e a eficácia nas relações de trabalho, contando com 80 participantes, oriundos de diversos municípios, a proposta é de aperfeiçoar a operação diária nas ruas com equipamentos de menor poder ofensivo, como pistolas de eletrochoque e espargidores.
A qualificação é promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Olinda e estimula o uso progressivo e diferenciado da força.

No conteúdo, estão palestras sobre a legislação vigente e também aulas práticas, com o manuseio direto dos equipamentos. A qualificação envolve, ainda, diretrizes sobre direitos humanos e primeiros socorros, todos os instrutores são Guardas Civis Municipais credenciados para ministrar a capacitação inclusive um integrante da Guarda Municipal de Goiana o GCM Adriano Duarte.
Além do efetivo da GCM de Goiana e os guardas municipais e agentes de trânsito de Olinda, participam do treinamento os representantes da Polícia Militar de Pernambuco e das forças de segurança do Recife, Camaragibe, Ipojuca, Paulista e Passira.
Entre as armas de instrução, do modelo Spark, estão também os sprays, com jatos direto e névoa, todos já em utilização pelo efetivo local. De acordo com Jeferson Alves, um dos instrutores, os resultados na cidade têm sido positivos. “As armas incapacitantes conseguem fortalecer o trabalho das ruas, trazendo segurança ao agente, ao indivíduo detido e também a população ao seu redor. Faz-se necessário o uso consciente”, explicou.

SESTRAN GOIANA

Comentários