Cine Sesi chega a cidade de Goiana na Mata Norte este final de semana

São 17 anos, 5,2 milhões de pessoas impactadas, apresentações em cerca de 700 cidades de
12 estados brasileiros. Foto: Divulgação


De 21 a 23 a caravana do Cine Sesi desembarca na cidade de Goiana. As exibições iniciarão às 18h30, em frente à Igreja do Carmo. O projeto leva cinema gratuitamente a cidades pernambucanas. São 17 anos, 5,2 milhões de pessoas impactadas, apresentações em cerca de 700 cidades de 12 estados brasileiros. Em Pernambuco, o projeto entra na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas de 118 municípios.


A curadora do evento, ao explicar a dinâmica do Cine Sesi, diz que em muitas cidades do interior os momentos em que as pessoas se reúnem coletivamente em espaços públicos estão mais ligados à religião e a política. “A nossa proposta é que a população se encontre em nome da cultura.

E, com isso, desperte um olhar mais crítico tanto para a religião, política e outros assuntos que rondam seu cotidiano. Esse é o papel da cultura. O cinema tem esse poder de ajudar a mente a ficar mais perspicaz e criativa, independente de classe social ou profissão. Isso afeta diretamente na qualidade de vida do cidadão”, avalia Lina Rosa.

Vão ser apresentados os curtas metragens “Plantae”, uma animação de Guilherme Gehr; “Próxima”, de Luiza Campos; e “Médico de Monstros”, de Gustavo Teixeira. Já os longas metragens, são: “Pequeno Segredo”, de David Schumann; “O Filho Eterno”, de Paulo Machline; e a animação “O Touro Ferdinando”, de Carlos Saldanha.

O “Pequeno Segredo” relata a relação da Família Schumann com a menina Kat, uma criança frágil, mas de muita personalidade; enquanto “O Filho Eterno” retrata a história de um casal que espera a chegada do primeiro bebê. Mas a alegria do pai vira incerteza com a descoberta de que o filho tem síndrome de down.

"No caso de O pequeno segredo, temos uma história que fala sobre generosidade e respeito às diferenças, algo que precisamos em uma época de intolerância”, explica a curadora Lina Rosa Vieira.

Outro destaque é o “Touro Ferdinando”. Grande e forte, mas de temperamento doce, Ferdinando é escolhido por engano para as touradas. Sua verdadeira luta é provar que não se deve julgar ninguém pela aparência. Direção do brasileiro Carlos Saldanha.

Esse final de semana o projeto também acontece na cidade de Sertânia. Nesta edição a iniciativa já passou por; Ouricuri, Santa Terezinha, Trindade e Tabira, Salgueiro e Itapetim.

Até o final de fevereiro do ano que vem, passará por Iguaraci, Cedro, Triunfo, Itamaracá, Arcoverde, Venturosa, Itaquitinga, Itambé, Macaparana, Machados, Escada, Pombos, Buenos Aires, Cumaru, Limoeiro, Cortês, Moreno, Tabira, Sertânia, Afogados da Ingazeira, Poção, Pesqueira, Cabrobó, Belém de São Francisco, Floresta, São Bento do Uma, Belo Jardim, São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Lajedo, Sairé, Alagoinha, Brejo da Madre de Deus, Condado, Itapetim, Lagoa do Ouro, Maraial e Jaqueira. Dessas 15 vão receber o Cine Sesi pela primeira vez.


Serviço
Cine Sesi Goiana
De 21 a 23 de setembro
A partir das 18h30
Em frente à Igreja do Carmo 
Site: www.cinesesi.com.br

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata