Novo sistema do Governo Federal já levou ao corte de 5 milhões do Bolsa Família


Como sabemos, o programa Bolsa Família é uma iniciativa do Governo Federal que leva uma ajuda financeira para aquelas famílias que realmente necessitam de auxílio do estado brasileiro. No entanto, o programa também costuma ser alvo de fraudes com pessoas recebendo indevidamente o benefício.
Por conta disso, o Governo Federal promove de tempos em tempos um pente fino para manter a ajuda financeira apenas para aquelas famílias que realmente necessitam do benefício. Agora, para auxiliar na tarefa de cruzamento de dados, o Governo relançou nesta semana o Govdata.
De acordo com representantes do Ministério do Planejamento, o sistema reúne informações de 14 bases de dados e permite mais agilidade para o Governo buscar informações sobre um cidadão. Esteves Colnago, novo ministro do planejamento, comentou o relançamento do Govdata:
 
É uma medida estrutural, anunciada ainda em maio do ano passado, em que o governo daria e teria acesso a suas próprias bases de dado de forma a ter as informações dos cidadãos que estão nessas bases, de forma a prestar um melhor serviço, requerer menos informações, e dentro de políticas sociais saber se os recursos alocados estão para as pessoas que deveriam receber


De acordo com o próprio Governo Federal, os programas sociais são os primeiros a contar com a ajuda do novo banco de dados, sendo que isso serve como uma "vitrine" para o Govdata. Isso porque, segundo Alberto Beltrame, ministro de Desenvolvimento Social, até agora 5,2 milhões de benefícios do Bolsa Família foram cancelados graças ao cruzamento de informações:
 
Seria uma economia potencial de R$ 2 bilhões, mas 4,8 milhões de famílias entraram no lugar, o que nos permitiu zerar a fila do Bols Família. Além disso, com o cruzamento de dados antes da concessão do benefício, já impede indevidos. Por exemplo, se informa renda zero, antes de pagar verifica se tem alguma inconsistência
De acordo com o ministro, antes do Govdata todo o cruzamento de dados era feito manualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Com a implantação do novo sistema, a tarefa se torna totalmente automatizada.
 
Trazemos a experiência do cruzamento de diferentes bases de dados. Mas com a implantação do Govdata isso será muito simplificado
Vale lembrar que os beneficiários do Bolsa Família podem consultar seu benefício por meio de um aplicativo do programa que está disponível para Android e iOS.
Bolsa Família CAIXA
Desenvolvedor: Caixa Econômica Federal
Preço: grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Comentários