Secretários de Caaporã e Goiana participam de reunião na Jeep sobre aprimoramento do ‘Rota do Saber’

Secretários de Educação dos municípios de Alhandra e Caaporã na Paraíba, além das cidades de Paulista, Igarassu, Goiana e Itambé em Pernambuco, participaram nesta segunda-feira (25) de uma proveitosa reunião com o coordenador de Sustentabilidade da Jeep, Elias Fernandes, para uma avaliação do primeiro ano do ‘Rota do Saber’, programa de fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios selecionados pela Jeep em Pernambuco e Paraíba, após assinatura no ano de 2017 do termo de parceria entre as Prefeituras, Jeep e Instituto Qualidade de Ensino (IQE).
Na ocasião, os secretários de Educação de cada município destacaram os avanços alcançados e a eficácia do Programa desenvolvido pelo IQE. A cada seis meses os responsáveis pelas pastas da Educação destes municípios se reúnem para avaliar o andamento do Programa que tem como foco capacitar, qualificar e formar professores, gestores e técnicos para que esse conhecimento seja repassado para os alunos.
Além da qualificação dos professores nas disciplinas de Português e Matemática e no método pedagógico, os diretores das unidades escolares recebem assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.
Para o secretário de Educação de Alhandra, Daniel Miguel, a reunião foi bastante proveitosa. “Há um ano esse importante programa foi implantando numa parceria histórica da Educação de Alhandra com a Jeep e já vemos resultados positivos e importantes para professores, gestores e alunos. Esse é um programa estratégico para as nossas pretensões de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos certeza que a parceria da FCA e do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) está nos ajudando a alcançar esse objetivo”, destacou o secretário Daniel.
A secretária de Educação de Caaporã, Neuma Cléa Veloso, destacou que o programa mudou a realidade do ensino no município. “Caaporã possui uma equipe de educadores e de gestão muito comprometida com a educação, por isso, já estamos vendo resultados positivos como estudantes mais engajados na escola e professores ainda mais atuantes”, disse a secretária.
Nessas cidades, a metodologia desenvolvida pelo Instituto Qualidade no Ensino, no Programa Rota do Saber, abrangerá a qualificação de gestores pedagógicos e professores pelo prazo de três anos. O município, por sua vez, oferece como contrapartida uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva e integral para aplicar a metodologia para os demais professores da rede. O programa tem data para começar e terminar, evitando uma relação de dependência.
O programa deixa como legado para a cidade uma rede municipal de Ensino mais qualificada, com a formação de uma equipe própria e permanente de formadores, dentro da Secretaria de Educação, dedicada à manutenção das ações e diretrizes implantadas.

Comentários