Pular para o conteúdo principal

Senado oficializa impeachment de Dilma

Por 61 a 20, o plenário do Senado acaba de decidir pelo impeachment de Dilma Rousseff. Não houve abstenção. A posse de Temer ocorrerá ainda hoje.
O resultado foi comemorado com aplausos por aliados do presidente interino Michel Temer, que cantaram o Hino Nacional. O resultado foi proclamado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento do processo no Senado, iniciado na última quinta-feira (25).  
Agora, os senadores irão decidir se Dilma perde os direitos políticos por oito anos.
Fernando Collor, primeiro presidente eleito por voto direto após a ditadura militar, foi o primeiro chefe de governo brasileiro afastado do poder em um processo de impeachment, em 1992. Com Dilma Rousseff, é a segunda vez que um presidente perde o mandato no mesmo tipo de processo.
Dilma fará uma declaração à imprensa. Senadores aliados da petista estão se dirigindo ao Palácio da Alvorada para acompanhar o pronunciamento de Dilma.
Julgamento
A fase final de julgamento começou na última quinta-feira (25) e se arrastou até hoje com a manifestação da própria representada, além da fala de senadores, testemunhas e dos advogados das duas partes. Nesse último dia, o ministro Ricardo Lewandowski leu um relatório resumido elencando provas e os principais argumentos apresentados ao longo do processo pela acusação e defesa. Quatro senadores escolhidos por cada um dos lados – Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pela defesa, e Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ana Amélia (PP-RS), pela acusação – encaminharam a votação que ocorreu de forma nominal, em painel eletrônico.
Histórico
O processo de impeachment começou a tramitar no início de dezembro de 2015, quando o então presidente da Câmara dos Deputados e um dos maiores adversários políticos de Dilma, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitou a peça apresentada pelos advogados Miguel Reale Jr., Janaína Paschoal e Hélio Bicudo.
No pedido, os três autores acusaram Dilma de ter cometido crime de responsabilidade fiscal e elencaram fatos de anos anteriores, mas o processo teve andamento apenas com as denúncias relativas a 2015. Na Câmara, a admissibilidade do processo foi aprovada em abril e enviado ao Senado, onde foi analisada por uma comissão especia, onde foi aprovado relatório do senador Antonio Anastasia (PMDB-MG) a favor do afastamento definitivo da presidenta.
Entre as acusações as quais Dilma foi julgada estavam a edição de três decretos de crédito suplementares sem a autorização do Legislativo e em desacordo com a meta fiscal que vigorava na época, e as operações que ficaram conhecidas como pedaladas fiscais, que tratavam-se de atrasos no repasse de recursos do Tesouro aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios sociais, como o Plano Safra.
Carolina Gonçalves e Karine Melo -  Repórteres da Agência Brasil
Foto: André Violatti        
 

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

JOVEM FOI MORTO A FACADAS PELA COMPANHEIRA EM GOIANA

Um crime sem explicação aconteceu no início da noite desta quinta-feira(24) em Goiana Mata Norte de Pernambuco. O Jovem conhecido por Tiago, foi morto a facadas pela sua companheira Kalina Farias na Rua do Timóteo centro de Goiana. Segundo informações a suspeita do crime está foragida, a polícia está em busca dela.

Polícia: Mulher Suspeita de Matar o Marido se Apresenta a Polícia Civil em Goiana, e logo em seguida é liberada

O crime ocorreu na última quinta feira na estreia do jogo do Brasil, segundo informações a mulher deu uma facada no pescoço do próprio marido depois de uma discussão.  A mulher foi ouvida pelo delegado, e logo em seguida liberada por ter livrado o flagrante.  As investigações continua pela polícia civil.

Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão

Vídeo Destaque: Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão. O prefeito Eduardo Honório, não pensou duas vezes arregaçou as mangas e ajudou a equipe de produção, na praia de  Ponta de Pedras.

PRIMEIRO DIA DA ABERTURA DE VERÃO REALIZADA PELA PREFEITURA DE GOIANA LOTOU PONTA DE PEDRAS

Nesta Sexta-feira (25.11), aconteceu a Abertura de Verão na praia de Ponta de Pedras, realizada pela prefeitura de Goiana, através da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural. O evento é gratuito e segue sendo realizado durante esse final de semana.  A festa contou com dois polos de atrações. O palco principal, localizado na Enseada das Malvinas, se apresentaram André e o Forró dos Errados e Jonas Esticado. No polo cultural, no Calçadão de Ponta de Pedras, houve apresentações de artistas locais como a Orquestra Explosão do Frevo, Caboclinhos Carijós e Ciranda dos Cangaceiros. O espaço ainda contou com um parque de food trucks. "Foi uma excelente ideia da prefeitura de Goiana, com várias opções de comidas como hambúrguers e crepes", comentou o estudante universitário, Lucas Silva. A prefeitura de Goiana pretende movimentar a economia do município com eventos anteriores à alta temporada do verão. "A ideia é resgatar os grandes eventos, sem descuidar da saúde, segur

Polícia: bandidos assaltam ônibus escolar em Goiana

Um ônibus escolar foi assaltado na noite desta terça-feira(22) por meliantes próximo a Tejucupapo Distrito de Goiana Mata Norte de Pernambuco, segundo informações o motorista foi obrigado parar pelos bandidos, logo em seguida os meliantes deram de cara com a PM, e foram presos.

Vereadores goianenses participam do Congresso Estadual da UVP, em Arcoverde

  A abertura do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) aconteceu na manhã de quinta-feira, 24, em Arcoverde, sertão de Pernambuco. O grande evento conta com as presenças dos vereadores goianenses e de diversas autoridades de todo o Estado.  Na grade de programação do primeiro dia do Congresso, o destaque foi para as palestras de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo. O primeiro palestrante foi o professor e especialista em gestão publica, Cláudio Martins, do Distrito Federal (DF). Por conta da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no Catar, o congresso teve início por volta das 8h30 e se encerrou no início da tarde. "Este é um momento importantíssimo de buscarmos conhecimento para melhor servir a população goianense. A organização da UVP e a qualidade dos palestrantes nos proporcionam um ambiente rico para a aprendizagem. Além da busca pelo conhecimento, estar aqui, representando Goiana, também é importante politicamente, pois

Pai é preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha de 3 anos

  Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha, de três anos, na última sexta-feira (25) em João Pessoa. Segundo a delegada Wladia  Holanda, o caso foi descoberto pela diretora da creche onde a menina estuda. Ao dar banho na criança, a mulher percebeu que a a menina estava com as partes íntimas avermelhadas. O homem foi preso na creche onde a criança estuda, no bairro do Geisel. A delegada disse ainda que o laudo pericial comprovou os abusos e que houve conjunção carnal. O pai foi autuado em flagrante e deve passar por audiência de custódia. 

Goiana foi vencedora no prêmio band cidades excelentes

A Prefeitura de Goiana, conquistou a premiação   Band Cidades Excelentes na categoria de governança, eficiência, sócio econômico, ordem pública e transparência. O Prêmio Band Cidades Excelentes incentiva a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

Divulgação: Restaurante Ágape

 

Homem desaparecido é encontrado desorientado às margens de rodovia

  Um homem, que estava desaparecido, foi encontrado, na manhã deste sábado (26), às margens da BR-361, em um trecho localizado entre Patos e Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba.  Conforme a Polícia Militar informou ao Notícia Paraíba, a vítima, identificada como Sebastião Alcionan Barbosa Pires e conhecida popularmente como "Nanam", foi localizada desorientado à beira da estrada, durante uma troca de turno entre guarnições escaladas para serviço na cidade de  Coremas. Com isso, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para encaminhar o homem, de 57 anos de idade,  ao Hospital Regional de Patos. Nanam é natural de Catingueira e estava desaparecido desde dessa quinta-feira (24).