Folia e Paz no 39º Desfile do Maior bloco carnavalesco do mundo


GaloNenhuma ocorrência de vulto foi registrada durante o desfile do Galo da Madrugada
Atuando de forma preventiva e ostensiva a Secretaria de Defesa Social – SDS garantiu a segurança dos milhares de foliões que lotaram as principais ruas do centro do Recife. Para que pernambucanos e turistas aproveitassem o desfile do maior bloco carnavalesco do mundo foram empregados 5.578 policiais e bombeiros militares.
O sol reinou absoluto e incrementou o fervor da multidão, que reverenciou de forma sublime o maior bloco carnavalesco do mundo / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o desfile do Galo é um termômetro dos demais dias de Carnaval. “Mais uma vez tivemos um desfile do Galo da Madrugada tranquilo e irreverente. Os milhares de foliões que foram às ruas aproveitaram para brincar em paz e com segurança. O que presenciamos foi o resultado de um planejamento que teve início em outubro do ano passado onde lançaremos no período momesco quase 36 mil profissionais de segurança pública para garantir a folia e a paz em todo o Estado”, reforçou.
Acompanhando inloco o policiamento empregado neste sábado, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos D’Albuquerque, aproveitou para parabenizar o trabalho da tropa. “Parabenizamos todos que de forma direta ou indireta colaboraram para o sucesso da missão durante o desfile do Galo da Madrugada. Nos orgulha ter compartilhado esse momento de grande júbilo para a Briosa PMPE. Agradecemos a dedicação de todos. Que venha o resto do Carnaval”, disse.
O chefe da Polícia Civil, Antonio Barros, ressaltou a importância da integração no sucesso da Operação Carnaval. “A forte atuação da nossa Polícia Civil de Pernambuco, juntamente com a união de esforços entre as operativas da Secretaria de Defesa Social e o compromisso de todos com a segurança da sociedade fez mais um Galo da Madrugada seguro”, completou.
Para a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos, a Polícia Científica, integrada com as outras operativas, trabalha em prol de um carnaval alegre e de paz. “Os pernambucanos e turistas merecem curtir com segurança essa festa cultural e democrática”, exaltou.
Segundo o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Cunha, trabalhar no Galo da Madrugada é ter a certeza de poder atender a sociedade pernambucana no momento de maior brilho e transparência da cultura de Pernambuco para todo o mundo.
“Cabe a SDS através dos seus órgãos operativos dá à segurança necessária aos foliões que iniciam o carnaval nessa festa que o Galo proporciona e já tem 39 anos de existência. O trabalho de todo o grupo exalta a excelência dos serviços de segurança que o governo de Pernambuco dá a sua população através do Pacto pela vida”, pontuou.
DADOS
Segundo a Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE da SDS, até às 18h do sábado de “Zé Pereira” foram registradas durante o desfile, 10 ocorrências contra pessoas, sendo uma de ameaça, seis vias de fato/agressão, três de lesões corporal; três contra a administração pública, por desacato/resistência; uma contra os costumes, por estupro; além de seis ocorrências relativas ao tráfico de entorpecentes.
Foram contabilizados ainda 51 crimes contra o patrimônio, sendo 46 furtos e cinco roubos.
24 pessoas foram encaminhadas ao posto de Comando, e uma prisão foi efetuada em flagrante. Foram apreendidos 23 tubos de loló, dois papelotes de maconha e uma arma branca.
Já o Corpo de Bombeiros Militar registrou 434 ocorrências, sendo elas de atendimentos pré-hospitalar, incêndio e salvamento aquático. A equipe técnica do CBMPE realizou ainda 117 serviços técnicos, onde 39 camarotes foram interditados.
LegendaFoto: André Nery/JC ImagemFoto: André Nery/JC ImagemFoto: André Nery/JC ImagemFoto: André Nery/JC ImagemFoto: Bobby Fabisak/ JC ImagemFoto: Guga Matos/JC ImagemFoto: Guga Matos/JC Imagem

Comentários