Máquinas do PAC derrubam 100 moradias em Alhandra durante reintegração de posse; veja confusão

Veja o desespero das familias 
Dezenas de famílias foram obrigadas a deixar uma área que ocupavam há vários anos, na comunidade Bela Vista, conhecida como Buraquinho, na cidade de Alhandra nesta quinta-feira (10). A ação foi movida pela Prefeitura Municipal e a Justiça determinou a retomado do terreno público, mesmo sem a prefeitura ter disponibilizado um local para que as famílias pudessem se abrigarem.
Com o apoio da Polícia Militar, que ainda está no local para garantir o cumprimento da ordem judicial, tratores do PAC foram utilizados para demolir os barracos construídos no terreno e houve muita confusão e desespero das pessoas que ocupavam a área.
IMG-20151210-WA0208
“Isso é um absurdo, não temos para onde ir. Sou mãe de três filhos e agora eu e eles vamos ficar na rua, pois não sei o que fazer. Isso é um prefeito sem coração, nunca veio aqui conversar com a gente, nunca fomos procurados pela prefeitura e agora vamos ficar ao relento”, disse a senhora Noêmia de 48 anos.
Inconformadas com a desapropriação, as pessoas permaneciam próximo ao local. “Estou desesperado, quero encontrar meus documentos que deixei no meu barraco e estou sendo impedido de entrar na área. Quero deixar bem claro que não morava aqui porque eu queria, morava aqui, pois não tinha para onde ir. A prefeitura nunca nos deu opção de nada, apenas nos tratou pior que animais e nos colocou ao relento”, lamentou José Elias, 52 anos.
IMG-20151210-WA0005
As quase 100 famílias que ocupavam o terreno que possuía barracos de lonas, ainda estão nas proximidades do local, pois não tem para onde ir. De acordo com informações, a prefeitura de Alhandra não deu suporte para abrigar os sem teto que reclamam que não tem aonde morar. Alguns dos que residiam no local eram beneficiados pelo programa do aluguel municipal, que foi cortado na atual gestão do prefeito Marcelo Rodrigues. “Morava com os meus filhos numa casa paga pela prefeitura, mas, assim que esse prefeito foi eleito cortou o pagamento e por isso vim parar aqui. Ninguém quer viver num lugar desses, mas, eu não tive outra opção”, lamentou Maria Daguia.
IMG-20151210-WA0002
Durante a campanha o atual prefeito prometeu construir diversas casa e até agora nada. Recentemente ele voltou a prometer que iria iniciar a construção de centenas de casas, mas, ninguém viu nem um tijolo ser colocado para o início dessas construções. Além disso, os agora “Sem Teto” garantem que nunca foram procurados ou informados sobre cadastro para aquisição de casas próprias. “Foram muitas promessas e nada cumprido, agora o que recebemos é isso, sermos jogados na rua, sem eira nem beira. Quero que a população de Alhandra veja o que esse gestor fez com essas famílias. Como um homem que se diz tão religiosos faz uma coisa dessas?” Questionou o senhor Benedito Leite que abrigará três famílias em sua granja.
IMG-20151210-WA0602
Ainda durante a ação de reintegração, moradores acusaram um dos secretários municipais de montar uma tenda vermelha para assistir e organizar a derrubada dos barracos. “Esse secretário aí veio assistir de camarote a derrota do povo, montou essa tenda para ver o nosso desespero”, disse um morador.
Portal do Litoral 
CLEIDE BIJUOX

Comentários