Fábrica de cimento no Litoral Sul da PB vai gerar 250 empregos diretos

Da Redação com Assessoria
Fábrica de cimento no Litoral Sul da PB vai gerar 250 empregos diretos
Mais uma fábrica de cimento começou a operar na Paraíba. Visando atender à demanda dos nove estados do Nordeste, o Grupo Ricardo Brennand iniciou as atividades em Pitimbu, na Zona da Mata Sul, onde a empresa conseguirá produzir até 1,5 milhão de toneladas ao ano. Resultado de investimentos superiores a R$ 700 milhões, o empreendimento gera 250 empregos diretos e mais 800 indiretos. A instalação da unidade fabril contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da sua política de incentivos fiscais.
Com a implantação da nova unidade no Polo Cimenteiro, a Paraíba passa a contar com quatro fábricas de cimento em funcionamento. Além da Brennand, estão instaladas a Intercement (João Pessoa), a Lafarge (Caaporã) e a Elizabeth (Alhandra). Mais duas empresas estão em processo de implantação no Estado: Votorantim (Caaporã) e Intercement (Conde). A consolidação do Polo fará com que a Paraíba alcance a capacidade produtiva de 9 milhões de toneladas por ano, tornando-se o segundo maior produtor de cimento do País.
Divulgação/Secom-PB
Em entrevista coletiva concedida à imprensa no Instituto Ricardo Brennand, nesta quarta-feira (2), em Recife (PE), o presidente da empresa, José Eduardo Ramos, destacou os fatores que possibilitaram a instalação do empreendimento na Paraíba. "O Nordeste é um mercado que cresce acima da média nacional e essa fábrica foi construída para suprir essa demanda. A Paraíba está geograficamente no centro do Nordeste, o que é interessante para a logística", apontou.  A distribuição dos produtos será realizada por transportadoras terceirizadas, com estimativa de cinco mil veículos circulando mensalmente pela região.
José Eduardo Ramos ressaltou ainda o apoio do Governo da Paraíba como fator importante para a instalação da fábrica no Estado. "A política de incentivos foi importante e a relação sempre muito positiva, desde o licenciamento ambiental, com todos os prazos cumpridos e sem entraves", afirmou. A planta de Pitimbu é a segunda da Brennand no Brasil - a primeira funciona em Sete Lagoas (MG).
Para a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, a consolidação do Polo Cimenteiro representa um passo importante para o desenvolvimento econômico da Zona da Mata Sul da Paraíba. "As fábricas de cimento hoje empregam mais de 2,5 mil pessoas na Capital e Zona da Mata Sul, proporcionando oferta de trabalho em áreas com carência de melhores oportunidades de emprego e qualificação profissional", destacou.
Em parceria com o Governo da Paraíba, Prefeitura de Pitimbu, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Senai, a Brennand Cimentos realizou o projeto De Mãos Dadas com o Futuro, que qualificou mais de 1,2 mil profissionais. Grande parte dos alunos atuou na obra e participou de processo seletivo para trabalhar na operação da fábrica, sendo que a maioria deles é do curso de eletromecânica e foi absorvida e treinada na operação da planta.
KIKO SUP.

Comentários