RADAR POLÍTICO 365


Vigilância Sanitária apreende animais soltos em Goiana

DSC00036
Há pouco mais de um mês, a Prefeitura Municipal de Goiana vem realizando a apreensão de animais em estado de soltura ou abandono nas vias públicas da cidade. O trabalho, encabeçado pela Vigilância Sanitária do município, é pioneiro na gestão municipal e neste período já foram apreendidos 46 animais, 30 deles resgatados pelos seus proprietários.
Após detectar a demanda de animais em vias públicas e com o intuito de evitar acidentes, foi feita uma licitação para uma empresa realizar o transporte até um alojamento, onde eles têm um veterinário disponível 24 horas e são tratados e vacinados.
A diretora da Vigilância e Saúde, Lúcia Moreno, explica que apesar desta iniciativa surgir de um pleito popular, aequipe ainda encontra muita resistência por parte dos donos dos animais. “Essa é uma tarefa muito difícil, já fomos ameaçados várias vezes, mas, mesmo assim, realizamos um trabalho de conscientização e os proprietários estão sendo notificados por conta dos criatórios irregulares”, explica Lúcia.
Além da apreensão, a Vigilância Sanitária realiza uma campanha educativa para informar aos proprietários que, por lei, não é permitida a atividade de criação de gado, rebanho ou suínos em áreas urbanas. “Nós estamos notificando várias pocilgas e estabelecendo prazos para que os criadores finalizem este tipo de atividade nas áreas urbanas”, concluiu Lúcia Moreno.
Todos os dias, a empresa terceirizada sai com um roteiro programado pela Vigilância Sanitária, mas por conta da grande área que tem que ser atendida, o órgão pede a colaboração da população para que este trabalho seja realizado de forma efetiva. Quem souber de informações sobre animais soltos nas vias, pode ligar para Onildo Cordeiro, responsável pela apreensão, através do telefone (81) 98993-8233.
O proprietário que tiver seu animal apreendido deve se dirigir ao escritório da Vigilância Sanitária, localizado na Rua Direita, em frente à antiga Prefeitura, das 8h às 12h. A multa pode chegar até R$83 e o responsável tem até 30 dias para o resgate.
R. Manoel Borba, 103, Goiana - PE
(81) 3626-0431

Comentários

Mais Vistas do Blog

Falta de atualização no Portal da Transparência de Goiana levanta questionamentos sobre acesso à informação

Presidente da Câmara de Caaporã rebate fake news e ironiza: “Investigado pelo MP não sou eu”

FILHO DE EX-VEREADOR FOI EXECUTADO A TIROS EM FLORES, NO SERTÃO DO PAJEÚ.

Acusado de maus-tratos contra cachorro se apresenta à delegacia após denúncia em Ingá

Pernambuco confirma nova morte de intoxicação por metanol

Polícia desarticula quadrilha do ‘sequestro do pix’ em João Pessoa