Inundações deixam 39 mortos e mais de 600 mil desabrigados no Paquistão

Previsão é de intensas chuvas nos próximos dias. Exército distribuiu 17 toneladas de alimentos e está esvaziando regiões.

As inundações provocadas pela monção que atinge o Paquistão desde o início da semana já provocaram 39 mortes e deixaram mais de 600 mil desabrigados em todo país, que continuará sofrendo com chuvas intensas nos próximos dias, informaram neste sábado (25) fontes oficiais.
O porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastre Nacional, Ahmed Kamal, informou que 19 pessoas morreram na noite de sexta-feira (24) em Chitral, na província de Khyber Pakhtunkhw, no noroeste do país, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas, que provocaram o transbordamento de vários rios nas últimas horas.
"O número total de mortos em Chitral chegou a 26 até o momento", explicou Kamal, citando que há crianças entre os mortos, mas sem informar quantas elas seriam.
O porta-voz disse que não foram registradas mais mortes em outras localidades do país nas últimas horas. Dessa forma, o número total de vítimas mortais desde segunda (20) em 39. Além dos 26 de Chitral, morreram sete pessoas em Balchistan, três em Punjab e outras três na região autônoma de Gilgit-Baltistan.
"Mais de 600 mil pessoas estão desabrigadas em todo país, das quais 231 mil estão em Punjab e 300 mil em Chitral", acrescentou o porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastre Nacional.
Kamal disse que as autoridades esperam fortes chuvas no norte de Punjab e outras regiões do país para os próximos quatro ou cinco dias.
O Centro de Previsão Meteorológica Nacional do Paquistão mantém o alerta sobre a possibilidade de as chuvas provocarem enchentes em zonas vulneráveis de áreas urbanas e pediu às autoridades para adotar "medidas de prevenção" adequadas.
Soldados do Exército paquistanês distribuíram nas últimas horas mais de 17 toneladas de alimentos em Chitral, enquanto realiza operações para esvaziar as regiões afetadas.
Há três meses, fortes chuvas e ventos assolaram o noroeste do país, deixando 50 mortos e 200 feridos antes da temporada de monções, que atinge o país entre julho e agosto.
As piores inundações da história do Paquistão ocorreram em 2010, quando mais de 2 mil pessoas morreram e outras 20 milhões foram afetadas pelas chuvas provocadas pelo fenômeno climático.

G1
Em Goiana e Caaporã

Comentários