Paraíba integra campanha de combate ao trabalho infantil

A campanha “Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil” será lançada, na próxima terça-feira (3).

A campanha “Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil” será lançada, na próxima terça-feira (3), em todas as capitais do país. Em João Pessoa, o evento acontece no restaurante Mangai, às 9h, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB).
A campanha quer sensibilizar e informar a população sobre os riscos que a realização de grandes eventos pode trazer para crianças e adolescentes. O coordenador do Fepeti/PB, Dimas Gomes, explica a preocupação. “A gente sabe que durante grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, a exploração do trabalho infantil tende a aumentar nos países-sede”, comentou.
Café da Manhã - Na ocasião do lançamento, serão apresentados os materiais de divulgação, como banners, panfletos, camisetas, bonés e faixas. A gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Gabrielle Vasconcelos, falou sobre a iniciativa.
“É um momento importante para sensibilizar a população, aproveitando a presença da imprensa, que é uma grande parceira na divulgação de informações sobre a temática. É um momento também de agregar mais parceiros na luta”, afirmou.
A campanha é realizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, pela Organização Internacional do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho, e pelos fóruns estaduais.
Pré-campanha - Desde o dia 25 de maio, o Fepeti/PB realiza ações em escolas de João Pessoa. A ideia é levar o tema para as salas de aula com o objetivo de informar e prevenir crianças sobre os vários tipos de trabalho infantil.
De acordo com Dimas Gomes, do Fepeti/PB, essa ocupação de espaço nas escolas pode ser tomada como uma vitória das campanhas de anos anteriores. “Todo ano a gente traz essa problemática apenas mudando o foco. Este ano, a gente já conseguiu um avanço nas escolas. Várias escolas abriram as portas pra gente”, contou. Até esta sexta-feira (30), cinco escolas públicas e cinco particulares receberão a visita do Fórum, com palestras e material informativo sobre o tema.
Mundialmente, o lançamento da campanha ocorre no dia 12 junho, data do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, por conta da abertura da Copa do Mundo, que acontece no mesmo dia, o lançamento foi antecipado. A campanha vai até 2016, quando o Brasil sedia os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A partir do ano que vem, após a Copa, a campanha terá seu mote modificado para “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil”.
Disque 123 – Em fevereiro, a Sedh criou o Disque Denúncia 123, canal estadual para denúncias de violações dos direitos das crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências. O serviço, que é gratuito e sigiloso, funciona das 7h às 22h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

Secom-PB

Comentários