Campanha de vacinação vai até dia 30 e Estado reforça mobilização

A meta da campanha é avaliar a caderneta de vacinação de 294 mil crianças menores de cinco anos na Paraíba

Vacinação acontece em todo o Estado(Crédito: Secom-PB)
O choro da pequena Arielly, de apenas 2 meses ao receber as vacinas injetáveis Pentavalente, Pneumo 10, Vacina Inativa Poliomielite (VIP), além da Vacina Oral Rotavírus não preocupou nem um pouco a mamãe Aline Soares de 29 anos, moradora do Bairro de Santa Rosa, em Campina Grande. “O choro é apenas por um momento, tudo vale a pena quando o assunto é a saúde dos nossos filhos, a saúde deve estar em primeiro lugar sempre. Sei que com essas vacinas ela estará imune a muitas doenças, por isso faço questão em vaciná-la, especialmente no dia D”, destacou a mamãe de Arielly.
Aline foi uma das primeiras mães a comparecer à Praça da Bandeira, onde ocorreu, na manhã do sábado (24), o Dia D de divulgação e mobilização da Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação, que vai até o dia 30 deste mês. A campanha visa imunizar crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias.
Na Paraíba, por meio de uma parceria do Governo do Estado com as Secretarias Municipais de Saúde, a ação vai contar com a participação de 6.650 profissionais de saúde distribuídos nos 2.377 postos de vacinação em todo o Estado.
A meta da campanha é avaliar a caderneta de vacinação de 294 mil crianças menores de cinco anos na Paraíba. Na cidade de Campina Grande 44 postos com 400 profissionais estarão funcionando, para atender aos pais e crianças. A meta é atualizar as cadernetas de 29 mil crianças na cidade.
A abertura do evento, contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica municipal, com as presenças do Zé Gotinha, de palhaços, da camponesa, das fadinhas da alegria e do Super Homem, e teve distribuição de pipoca e pirulito para as crianças e um coffee break para os adultos.
Para a mamãe do pequeno Emanoel, a auxiliar de departamento de pessoal, Eliane Batista, moradora do Bairro do José Pinheiro, atualizar já no primeiro dia o cartão de vacina do filho demonstra um cuidado e também uma responsabilidade que todos os pais devem ter, já que protege a criança de muitas doenças, que antigamente causaram muitas dores às famílias. “É uma iniciativa simples, mas que ajuda a evitar problemas de saúde, que podem comprometer o futuro de nossos filhos”, destacou Eliane, que atualizou duas vacinas do filho, Vitamina A e a Tríplice Viral.
Durante o evento, os pais preencheram duas fichas, uma delas de comparecimento, onde consta que o cartão da criança foi analisado, e a outra com as doses aplicadas, neste caso, quando for necessário a aplicação da vacina.
O calendário de vacinação oferece ao público infantil vacinas para 18 tipos de doenças, sendo 90% delas produzidas no Brasil.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, é importante estabelecer a pactuação e o bom diálogo com os municípios, para que as metas vacinais fixadas nacionalmente pelo Ministério da Saúde sejam alcançadas. “É fundamental fortalecer a participação dos municípios para o cumprimento das metas, e também da população nessas ações”, concluiu.
A secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, destacou o caráter conjunto da campanha, que envolve governos e a população: “Não adianta apenas os poderes públicos se movimentarem, é necessário o envolvimento das pessoas para que a meta vacinal seja alcançada”, disse. Para tirar dúvidas sobre a vacinação, a população de Campina tem à disposição aos telefones do Núcleo de Imunização do Município: (083) 3310-6365/8650-6561.
Erradicação – A prevenção e a erradicação de doenças só são possíveis graças à utilização massiva da vacina, a exemplo da varíola, que foi erradicada no mundo inteiro, e da paralisia infantil, erradicada da América. Para os bebês, a importância da vacinação é ainda maior, já que não possuem o sistema imunológico formado, eles têm mais chances de contrair doenças, e é por esse motivo que há vacinas também para recém-nascidos.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, a campanha oferece todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral polimielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
“Independente do estado vacinal da criança é importante que os pais procurem o posto de saúde mais próximo de casa munido do cartão de vacina, para que os profissionais possam avaliar o documento e ver quais os imunizantes que estão atrasados para que sejam atualizados. Caso os pais não tenham o documento, devem levar as crianças para que sejam avaliadas pelos profissionais de saúde”, ressaltou Isiane.
Os gestores municipais que tiverem dúvidas sobre a campanha podem contatar o Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde pelos telefones (083) 3218-7458/7388.
Secom-PB

Comentários