Coluna LITORAL SUL todo domingo no Jornal Correio da Paraíba. Sucesso em todo estado!

Coluna LITORAL SUL - 23.06.2013

Responsável: Kátia Pinheiro
Redação e Produção: Joelma Alves e Luiz Cláudio

PELAS REDES SOCIAIS
@LipeCorrea Felipe Corrêa - vendedor
A Paraiba tem que organizar manisfestações pacificas em todas as cidades, pois o descaso com o erário público é geral, com destaque para alhandra e Pedras de Fogo.

Adalberto Fulgencio - servidor público
A presidente Dilma deve tomar logo a iniciativa e convocar uma Constituinte Exclusiva para fazer a reforma política, base real dos problemas do país.

Laerte Cerqueira - jornalista
O fato é que não precisamos de golpe. Os facistas, da ‘direita’ e da ‘esquerda’ desejam isso. Precisamos de um povo. Qualquer mídia, político ou sistema tem medo de um povo inteligente e consciente. Ainda não temos.

DESTAQUES DA SEMANA

Manifestação Marcada
A sociedade de Alhandra organiza uma manifestação para a próxima quarta-feira (26). A ideia cobrar do governo municipal o cumprimento dos horários de ônibus e a entrega do cartão dos estudantes que utilizam o transporte coletivo. Segundo os organizadores do protesto, somente 18 alunos receberam o cartão e são cerca de 100 que estão inscritos e fazem faculdade em outras cidades.

Homenagem
O senador Vital do Rêgo recebeu recentemente uma homenagem do Conselho Federal de Medicina (CFM). Durante a solenidade, o presidente Roberto D’Avila destacou as ações do parlamentar em várias frentes de defesa dos direitos dos cidadãos. Atualmente, o senador paraibano preside a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), corregedor do Senado e presidente da comissão temporária destinada a propor soluções ao financiamento do sistema de saúde no Brasil.

LITORAL SUL EM DESTAQUE

São João em Caaporã
O tradicional São João de Caaporã superou a expectativa de público e organização nos quatro dias de festa. Forrozeiros da região lotaram a praça de eventos da cidade para prestigiar um dos melhores festejos juninos do litoral paraibano. Na abertura do evento, cerca de 10 mil pessoas acompanharam a apresentação de quadrilhas e shows das bandas Aveloz, Musa do Calypso, Louro Santos e Victor Santos. Lideranças políticas da região e em nível estadual participaram da festa. Entre elas, a prefeita Tatiana Corrêa (Conde) e comitiva, o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, e o deputado Branco Mendes. Para o prefeito da cidade, Doutor João, a festa é uma oportunidade de homenagear a população de Caaporã, manter a tradição e atrair turistas, além de promover oportunidades de emprego e renda no comércio local.

São João no Conde
A Prefeitura de Conde convida a sociedade condense e turistas para curtir a programação dos festejos juninos com muito forró até a próxima terça-feira, 25. Acompanhe a Programação:

P R O G R A M A Ç Ã O
Domingo - 23 de junho
Orquestra Sanfonica - Os Gonzagas e Forrozão da Paixão
da Serra (Na ilha do Forró).
Segunda - 24 de Junho
Forrozão Paixão da Serra e Swing Nordestino
Terça - 25 de Junho
Encontro de Quadrilhas

Na festa de São Pedro, o agito acontece no distrito de Jacumã. Dia 28 tem Oxente Menina e Forró do Movimento. Dia 29, a festa é animada com Tamburete de Forró e Bagaço de Coco. De acordo com a Secretária de Turismo do Conde, Juliana Lundgren, a distribuição das festas em diferentes localidades do município tem o propósito de oferecer opções de cultura e lazer em todo o município.

Coligação
Os presidentes de partidos no Estado, Genival Matias (PT do B) e Tião Gomes (PSL) estão unindo forças do litoral ao sertão da Paraíba em busca de novos filiados e de partidos para reforçar a legenda. A partir do mês de julho desse ano, as duas agremiações vão patrocinar uma grande mobilização na Paraíba para apresentar as amplas chances de vitória dos candidatos pela coligação nas próximas eleições, devido ao coeficiente eleitoral. “Vejo que a proporcional vai ser de estratégias. Quem tiver a melhor articulação e as melhores estratégias para atingir o coeficiente eleitoral sairá vitorioso em 2014”, destacou Genival.

Contas Bloqueadas
O Tribunal de Contas da Paraíba determinou o bloqueio das contas da prefeitura de Pitimbu, após constatar a falta de prestação de contas ao Poder Legislativo do município. Segundo informação do presidente da Câmara de Vereadores, José Fernando, a administração municipal enviou este ano apenas os balancetes referentes aos meses de março e abril.

Capacitação
O projeto Mãos Dadas com o Futuro, da Brennand Cimentos, formou mais duas turmas dos cursos de Carpinteiro e outras duas de Armador. São 67 novos profissionais no mercado. A solenidade de conclusão aconteceu no município de Pitimbu, onde está sendo construída uma unidade da fábrica. O projeto de Responsabilidade social oferece capacitação gratuita para os moradores da região de Pitimbu e redondezas, que vão poder atuar na construção e operação da fábrica de cimento, prevista para ser inaugurada em 2014. Até o momento, o Mãos Dadas com o Futuro capacitou mais de 220 pessoas.

Documentário
A direção da Fábrica Elizabeth Cimentos, que está sendo construída no município de Alhandra, começou a produzir um o documentário ‘Elizabeth Cimentos - um sonho que se realiza”, mostrando o lado social do projeto que mudou a vida de muitas pessoas da comunidade. A inauguração da empresa na Paraíba está prevista para o começo de 2014 e a estimativa é que a fábrica tenha 400 funcionários diretos e 1.200 indiretos.

Mutirão
Caaporã promoveu o mutirão de consultas, exames e cirurgias de catarata. Muitas pessoas atenderam o chamado da secretaria de Saúde com a esperança de restabelecer a visão. Segundo informações da secretária Miriam Domingos, o município agora espera a liberação de mais recursos federais para realizar outros mutirões.

Comentários