VENEZIANO DESCARTA CONFRONTO COM CÁSSIO EM 2014


foto
Nonato Guedes
O ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, pré-lançado candidato a governador pelo PMDB em 2014, está intimamente convencido de que não se defrontará com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na corrida pelo Palácio da Redenção, o que dividiria votos na Rainha da Borborema, que é o segundo colégio eleitoral do Estado. Aliados de Veneziano explicam que seu raciocínio se baseia em dois aspectos: a incerteza de Cássio quanto à viabilidade legal de poder ser candidato ao governo, devido a interpretações controversas sobre o alcance da Lei Ficha Limpa, na qual foi enquadrado, e o alinhamento que o tucano mantém com o governador Ricardo Coutinho (PSB), sinalizando um compromisso prévio de apoio à sua reeleição. O interesse de Cássio, na avaliação dos aliados de Veneziano, é o de tentar acomodar da melhor forma possível o PSDB e o PSD do vice-governador Rômulo Gouveia no complemento da chapa majoritária que disputará o pleito de 2014.
Rômulo tenta se credenciar a continuar na chapa, na disputa pela reeleição, apesar de recorrer ao jogo de cintura para afirmar que não tem ambições e que não trabalha em cima de projetos isolados ou individuais. Numa das ocasiões, Rômulo acenou com a possibilidade de ser candidato ao Senado, disputando a única vaga que estará em jogo no próximo ano e que atualmente é ocupada pelo tucano Cícero Lucena. Teoricamente, Cícero mantém-se no propósito de tentar a recondução ao posto, mas pode vir a ser atropelado dentro do próprio PSDB pelo seu aliado, deputado federal Ruy Carneiro. Rômulo aposta fichas na lealdade a Ricardo e nas ligações que cultiva com o senador Cássio Cunha Lima para ser mantido, preferencialmente, como vice. Se Rômulo disputar o Senado, não haverá obstáculo para que o PSDB lance candidato próprio também, seja Cícero Lucena ou Ruy Carneiro. O que embola as projeções é o rumor de que um expoente do grupo Cunha Lima pode ser sugerido por Ricardo para ser seu vice na chapa em 2014. O nome do atual vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, irmão de Cássio, tem sido apregoado com insistência como alternativa para a vice de Coutinho. “Ronaldinho” estreou na disputa de mandato eletivo em 2012, como companheiro de chapa de Romero Rodrigues, que derrotou a médica Tatiana Medeiros, candidata lançada por Veneziano Vital do Rego.
Enquanto as discussões não se aprofundam na seara cassista, Veneziano vai costurando a sua candidatura dentro do PMDB para torná-la irreversível. Internamente ele pode vir a sentir um alento com a provável saída do ex-senador Wilson Santiago das hostes peemedebistas. Santiago tem se mostrado desconfortável na legenda e busca se aproximar do governador Ricardo Coutinho através do PTB, atualmente presidido por Armando Abílio, suplente de deputado federal, que já esteve com Ricardo e com José Maranhão, além de ter sido aliado de Ronaldo Cunha Lima e do próprio Cássio. A aproximação de Santiago do esquema do governador Ricardo pode criar um problema na convivência entre RC e Cássio Cunha Lima. Nas eleições de 2010, Cássio foi o mais votado mas ficou impedido por quase um ano de assumir o cargo, enquanto o Supremo Tribunal Federal julgava pendências existentes. Nesse ínterim, sua cadeira foi ocupada por Santiago. Cássio chegou a dizer que Wilson estava usurpando indevidamente o mandato, já que ficou em terceiro lugar na disputa pelo Senado. Ricardo teria que ter muita habilidade para convencer Cássio a aceitar a incorporação de Santiago ao seu esquema.
No que diz respeito a Veneziano, ele se sente em céu de brigadeiro. Seu irmão, o senador Vital Filho, garante que o ex-governador José Maranhão está inteiramente definido pela candidatura de “Vené” e que ele conta com o respaldo, no plano nacional, do presidente do PMDB, Valdir Raupp, e do vice-presidente da República, Michel Temer. Maranhão é o atual presidente do diretório estadual do PMDB. Tem emitido declarações ambíguas sobre o processo, ora considerando Veneziano candidato natural ao governo, ora ressaltando que não tem certeza se deve pendurar as chuteiras definitivamente em termos políticos. Esta situação parece não preocupar Vital Filho, que insiste em apresentar Veneziano como candidato, chegando a defini-lo como “a esperança da Paraíba”. Veneziano está fazendo incursões informais pelos municípios e começa a discursar na condição de pré-candidato a governador, prometendo implantar um governo mais humano e aberto ao diálogo com todos os movimentos sociais. Com essa estratégia, busca fazer contraponto ao governador Ricardo Coutinho, o que reforça a impressão de que ele considera o atual gestor o principal adversário na disputa de 2014. “Muita água ainda vai rolar pela ponte”, alertam adversários de Veneziano Vital do Rego.

Comentários