Reviravolta: PMDB rejeita voto de Iraê na disputa da liderança

Iraê Lucena
Reviravolta na disputa pela liderança do PMDB na Assembleia. Há poucos dias, houve uma prévia em que os deputados Márcio Roberto, Iraê Lucena e Trócolli Júnior votaram pela recondução de Gervásio Filho. O problema foi a declaração dada por Márcio de que vota em Gervásio, atendendo a um pedido de setores do Governo Ricardo Coutinho.
A declaração fez acender uma luz amarela na direção do PMDB. Um líder peemedebista chegou a comentar com o Blog: “Quer dizer que o governador quer ter dois líderes na Assembleia, o dele e o da oposição entre aspas?” Então, o partido decidiu que o voto de Iraê não tem validade, uma vez que a deputada é assumidamente governista.
Nos próximos dias, a bancada (sem o voto de Iraê) deverá se reunir para votar quem será o novo líder. A disputa está polarizada entre Gervásio Filho e Raniery Paulino, que tem os votos declarados de Olenka Maranhão e Ivaldo Morais, além dele próprio. O placar fica, diante dessa circunstância, empatada, já que Gervásio permanece com Márcio e Trócolli.
Nos últimos dias, as especulações indicando uma aproximação do deputado Gervásio ao governador RC têm causado turbulências. A gota d’água foi a participação do deputado numa solenidade comandada pelo governador, em Belém do Brejo do Cruz. Gervásio, no entanto, nega adesão a RC: “Vou permanecer no PMDB, onde sempre estive.”
Dentro do partido também cresce a expectativa em relação ao pedido de expulsão da deputada Iraê Lucena, que foi sugerida desde que ela assumiu uma secretaria de Estado. Mas, agora, deverá se concretizar, uma vez que, segundo um líder do PMDB, “ela vem afrontando a orientação partidária, de forma até ostensiva”. Iraê tem dito que não tem represálias por apoiar RC.

Comentários