DILMA E LULA PODEM VIR JUNTOS À PARAÍBA EM MARÇO


foto
Nonato Guedes
Dirigentes do Partido dos Trabalhadores na Paraíba revelaram ao “RepórterPB” que está sendo avaliada a hipótese da presidente Dilma Rousseff vir ao Estado acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na próxima quinta-feira, dia 28, estendendo-se até o mês de maio, Lula percorrerá uma série de seminários a pretexto de exaltar os dez anos do PT à frente do governo federal (envolvendo os seus oito anos e os dois da atual presidente). Algumas viagens serão realizadas ao lado de Dilma Rousseff, com o intuito de turbinar a sua pré-candidatura à reeleição, como informa a revista “Isto É”.
A notícia da vinda da presidente da República, pela primeira vez, à Paraíba, desde que se lançou candidata em 2010 ao Planalto, tem sido marcada por adiamentos e desencontros. O último anúncio que vazou, sem confirmação de Brasília, projeta o começo de março para uma inspeção, pela presidente, de obras do seu governo no Estado. Oficialmente ninguém sabe adiantar detalhes sobre o trajeto e as obras a serem inspecionadas. A oposição, através do deputado federal Efraim Filho, está se preparando para promover um evento paralelo que objetivaria exibir carcaças de animais como retrato do quadro de miséria provocada pela seca no semiárido nordestino e, sobretudo, paraibano. A intenção é a de demonstrar a insensibilidade da presidente para com a adoção de medidas emergenciais e estruturantes de convivência com a seca e também em relação ao projeto de transposição das águas do rio São Francisco. A revista “Isto É” ressalta que “em data a ser marcada”, a presidente estará na Paraíba.
Lula está praticamente comprometido com o apoio à reeleição de Dilma, apesar das especulações de que ele gostaria de voltar a ser candidato. No evento público promovido em São Paulo, no Anhembi, na semana passada, a que compareceu o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, Lula mandou um recado à oposição ao declarar que os adversários podem juntar quem quiser que não irão derrotar Dilma nas eleições presidenciais de 2014. “A resposta que o PT vai dar a eles é podem se preparar porque vamos dar como resposta a reeleição de Dilma”, acentuou o ex-presidente, dirigindo-se especialmente ao PSDB, que através do senador Aécio Neves fez duras críticas aos governos petistas, traçando um comparativo com as gestões de Fernando Henrique Cardoso.
Enquanto Lula e Dilma acertam os ponteiros para o périplo por vários Estados, possivelmente também do Nordeste, Aécio Neves, que é tido como provável candidato do PSDB à presidência, participa hoje, em Belo Horizonte, da abertura de um seminário do PSDB ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em março, acompanhará em uma palestra o governador do Pará, Simão Jatene, filiado à legenda. Os eventos teriam a finalidade de manter o senador mineiro na mídia até a convenção nacional do partido, marcada para 18 de maio. O giro de Aécio pelo país, entretanto, só deverá ser intensificado no início de junho, após a exibição das inserções do PSDB na TV. Na quinta-feira, 28, será exibido em rede nacional o programa semestral do PMDB. A peça publicitária, ainda de acordo com a “Isto É” servirá para rebater a tese de setores do PT contrários à manutenção de Michel Temer como vice de Dilma Rousseff para a reeleição em 2014. Na propaganda, Temer falará da participação de sua legenda nas conquistas do atual governo. Um assessor ressalta: “Se o preço da conta de luz caiu, o povo precisa saber que o vice é um peemedebista, assim como o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão”.

Comentários