Das 20 unidades educacionais de Alhandra, apenas três têm condições de funcionar e atender os alunos da rede municipal de ensino

O futuro prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues (PMDB) e o próximo secretário de Educação do município, Valfredo José, têm um desafio e tanto a partir de janeiro. Com a meta de ampliar em cerca de 20% o quantitativo de alunos na rede municipal de ensino e prestes a começar o período de matrículas para o ano letivo de 2013, eles receberão a pasta de Educação com grandes problemas para serem solucionados. Entre os maiores desafios destaca-se o de recuperar e deixar em condições de funcionalidade 17 unidades educacionais, das 20 existentes, atualmente, em Alhandra. 
Um levantamento realizado in loco pela equipe de transição nas unidades educacionais da cidade mostrou que das 18 escolas, apenas uma, a escola Alfredo José de Carvalho, tem condições de atender os alunos. Das duas creches do município, a de Mata Redonda, recém inaugurada, está apta a receber as crianças e a da sede da cidade precisará apenas de pequenas intervenções. “É um caos total. As escolas não têm a mínima condição de receber os alunos. Vamos fazer um mutirão de serviços nas escolas durante o mês de janeiro, para recuperar e consertar as unidades para que elas tenham condições de receber dignamente os alunos”, afirma Valfredo. Ele já conversou com o futuro prefeito e analisa, inclusive, a possibilidade de adiar o início das aulas em função das muitas intervenções que precisarão ser feitas nas unidades. “Vamos avaliar a necessidade desta adiamento, pois as escolas estão muito precárias”, disse o futuro secretário de Educação.
Segundo Valfredo José, o madeiramento das escolas está seriamente comprometidos, assim como toda a parte elétrica e hidráulica dos estabelecimentos, muitas paredes apresentam rachaduras, os banheiros não têm a mínima condição de uso, a maioria das carteiras está quebrada, as cantinas sucateadas enfim um caos total”, disse ele que visitou cada uma das unidades de educação do município para fazer um levantamento detalhado de quais intervenções elas necessitarão.
Como se não bastasse às péssimas condições físicas das unidades educacionais de Alhandra, a Secretaria de Educação ainda terá um decréscimo de R$ 4 milhões no seu orçamento para 2013. “Vamos ter que fazer muito mais, com menos recursos, mas isso não nos desanima, ao contrário, nos dá  mais estímulo para lutar por uma educação de qualidade, onde as escolas sejam lugar de referência e os profissionais estejam estimulados a desenvolver um bom trabalho. Essa é a Alhandra que queremos e essa é a cidade que revelaremos a partir de janeiro”, afirma Marcelo Rodrigues.
De acordo com o censo de 2012, Alhandra tem 3256 alunos, 192 professores concursados, 88  professores prestadores de serviços e mais 150 servidores em funções diversas na Secretaria de Educação do município, a exemplo de porteiros, merendeiras, entre outros. Das 18 escolas da rede, 11 estão localizadas na zona rural e sete na área urbana da cidade. De acordo com Valfredo, a Secretaria fará em janeiro um recadastramento de todos os servidores da pasta. “Queremos conhecer o nosso quadro para aproveitá-lo da melhor maneira possível”, finaliza o futuro secretário que já é vereador na cidade, foi reeleito no último pleito, mas abriu mão de assumir o mandato para atender o convite do prefeito Marcelo Rodrigues para fazer parte de seu secretariado.
Assessoria

Comentários