Após denúncias de Caius Marcellus, eleição da OAB-PB terá observador nacional

Conselheiro federal Francisco Anis Faiad foi designado pela OAB Nacional


Email da OAB Nacional comunicando sobre a presença do observador (Crédito: WSCOM)
A OAB Nacional designou o conselheiro federal Francisco Anis Faiad para observar a eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), que será realizada na próxima segunda-feira (26). Três advogados disputam o cargo: Caius Marcellus da chapa “A Ordem é do Advogado”; Hermano Gadelha, pela chapa “Ordem é Renovar”; e Odon Bezerra, que tenta a reeleição pela Chapa “A Ordem é Maior”.
A decisão do Conselho Federal atende a solicitação do advogado Caius Marcellus feita diretamente ao presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcanti, durante encontro dos dois em João Pessoa no começo da campanha. Na ocasião, Caius entregou documentação ao presidente em que enumerava as dificuldades que os advogados ligados à oposição sofreram em Sousa, Patos e Guarabira, quando precisaram regularizar as anuidades, sob alegação de queda de sistema, procurou-se demorar ao máximo na entrega dos boletos, além da sabotagem na entrega da lista dos advogados com os números dos telefones faltando um dígito. Outro ponto do documento relata a “distribuição de expediente à tesouraria para que qualquer pedido de parcelamento somente fosse analisado/ autorizado pelo próprio presidente da OAB em evidente usurpação de competência de tesoureiro”.
Diante deste quadro, foi requerida a presença de um observador nacional na eleição da OAB-PB, reivindicação que foi aceita. Em comunicado feito pelo Gerente de Órgãos Colegiados, da OAB nacional, Paulo Guimarães, se notificou que: “por intermédio de despacho do Sr. Presidente, designou o Conselheiro Federal Francisco Anis Faiad (MT) para atuação in loco no Estado da Paraíba”.
Caius Marcellus protestou contra a onda de boatos espalhada pela chapa de situação que, inclusive, chegou a espalhar o boato que ele renunciaria. “Todo o dia aparecem factoides. Não dá pra confiar em que descumpriu a palavra. Mas os advogados e advogada da Paraíba já compreenderam que a verdade sempre aparece”.
Nos últimos dias a campanha para presidente da OAB-PB se tornou uma verdadeira “guerra” de denúncias entre as chapas que disputam pleito.
Para se ter idéia do clima tenso, no início desta semana duas graves denúncias foram formuladas. A chapa de Odon acusou o grupo de Caius Marcellus de está comprando votos, com o pagamento de anuidades de advogados. Já a chapa de Caius acusa o atual presidente Odon Bezerra de está usando a estrutura da OAB em benefício da sua candidatura a reeleição.
Caius diz ainda que a OAB vem financiando uma onda de boatos com o intuíto de enfraquecer sua postulação e que Odon usa eventos da Ordem para fazer campanha.
Em contato com a reportagem do WSCOM, o presidente da Comissão Eleitoral formada pela OAB-PB para organizar o pleito, o ex-desembargador Júlio Paulo neto, disse que considerou extremamente positiva a postura do Conselho Federal de enviar um observador nacional para acompanhar a eleição na Paraíba.
“Isso é muito bom, por que mostra que a eleição na Paraíba vai ocorrer com muita lisura e quem tiver vota vai ganhar”, declarou.
Paulo Neto disse também que, apesar das denúncias, a disputa está ocorrendo dentro da normalidade.
Da Redação
WSCOM Online

Comentários