Romero vai herdar de Veneziano um quadro de funcionários enxuto, diz assessor da PMCG


Romero vai herdar de Veneziano um quadro de funcionários enxuto, diz assessor da PMCG
Romero vai herdar de Veneziano um quadro de funcionários enxuto, diz Coordenador de Comunicação da PMCG

O Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno afirmou nesta quarta-feira (31) que o Prefeito eleito Romero Rodrigues (PSDB) vai herdar da atual Administração Municipal um quadro de funcionários enxuto e estável. Segundo ele, esta realidade se deu graças à política de contratações adotada pelo atual Prefeito, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

Ele lembrou que Veneziano acabou com a velha prática da contratação de servidores através de favores políticos. “Desde 2005, quando Veneziano assumiu os destinos da cidade, foram realizados dez grandes concursos públicos. E, mais do que realizar concursos, Veneziano efetivou a contratação dos aprovados”, disse Carlos Magno.

O Coordenador lembrou que, atualmente, a Prefeitura de Campina Grande tem aproximadamente 9.500 servidores. “Destes, cerca de 4.510 foram contratados na gestão Veneziano, sempre através de concursos públicos, sem apadrinhamento e sem favorecimento. Só a quantidade de servidores contratados por concurso na gestão Veneziano representa cerca de 55% do quadro atual de servidores”.

Carlos Magno lembrou ainda que o universo de servidores comissionados da Prefeitura, que no passado chegou a ser superior a 50% do quadro, hoje não ultrapassa os 550 servidores – ou seja, cerca de 5% do total da Folha. “Esta política de valorização faz com que o servidor, na qualidade de trabalhador público municipal, esteja na Prefeitura por méritos próprios, sem dever favor político a ninguém”.

Planos de Cargos – O Coordenador lembrou que a efetivação de servidores via concursos públicos fez com que Veneziano pudesse implantar Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para todas as categorias de servidores municipais. “O Plano de Cargos só é possível para o servidor efetivo. No passado, 50% dos servidores eram comissionados o que impedia que este pessoal pudesse ter garantias como os PCCRs”.

Carlos Magno lembrou também que o número de servidores do quadro da PMCG atualmente é praticamente o mesmo de quando Veneziano assumiu, há sete anos e dez meses. “Isso comprova que não houve inchaço da máquina, como alguns maldosamente dizem. O que ocorreu foi a efetivação de um quadro precário, que passou a ser valorizado na gestão Veneziano”. disse.

O Coordenador finalizou lembrando outras conquistas da gestão Veneziano para o funcionalismo, além dos Planos de Cargos para todas as categorias, de forma indistinta, como a extinção do abono como complemento salarial, a adoção do Calendário Anual de Pagamento, a desprecarização de vínculos trabalhistas (como nos casos dos Agentes Comunitários de Saúde e Médicos, que eram contatados pelas SABs), os reajustes acima dos percentuais de inflação, com 43% de ganho real no salário em sete anos e dez meses, dentre outros.

Codecom / PMCG

Comentários