Gustavo Fruet (PDT) reverte 1º turno, supera Ratinho Junior (PSC) e é eleito em Curitiba

Ex-tucano e crítico do mensalão durante passagem no Congresso teve apoio do PT

Com apoio do PT, o advogado e ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT), 49, reverteu o resultado do primeiro turno e venceu neste domingo (28) o empresário e deputado federal Ratinho Junior (PSC), 31, na disputa pela Prefeitura de Curitiba. Ex-tucano e crítico do mensalão durante sua passagem pelo Congresso (1999-2010), o pedetista comandará pelos próximos quatro anos um Orçamento de quase R$ 6 bilhões.
No primeiro turno, Fruet ficou com a segunda colocação na disputa com 27% dos votos válidos (265.451), contra 34% (332.408) de Ratinho Junior. Nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PDT aparecia na terceira colocação --inclusive na pesquisa boca-de-urna, divulgada no domingo de eleição após as 17h.
O prefeito eleito sucederá Luciano Ducci (PSB), que ficou com a terceira colocação --26% (261.049) dos votos válidos-- no primeiro turno e não conseguiu se reeleger. Ducci tinha o apoio da principal liderança política do Estado, o governador Beto Richa (PSDB).
Em 2010, quando disputou uma vaga no Senado, Fruet recebeu cerca de 650 mil votos na capital paranaense e 2,5 milhões de votos em todo o Paraná. Mesmo assim, perdeu a vaga para o ex-governador Roberto Requião (PMDB).
Ratinho Junior foi o deputado federal mais votado do Estado, em 2010, com pouco mais de 600 mil votos.
UOL
WSCOM Online

Comentários