Lixo flagrado na avenida não estava identificado; descarte inadequado dos resíduos hospitalares pode ser investigado pela Agevisa.
Givaldo CavalcantiNicolau de CastroFrascos de soro e outros objetos estavam espalhados pelo meio da rua O JORNAL DA PARAÍBA flagrou na manhã da última terça-feira, na avenida Assis Chateaubriand, em Campina Grande, dezenas de bolsas de soro e outros objetos oriundos de unidades hospitalares, que não possuíam lacre e nem estavam etiquetadas indicando o local de origem. Alguns estavam sujos com marcas de sangue, o que reforça a possibilidade de descarte hospitalar clandestino.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos do Município, por mês são destinadas à incineração cerca de sete toneladas (t) de resíduos vindos dos postos do Programa de Saúde da Família, Centro Municipal da Saúde e Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).
Já da rede privada, dos consultórios e clínicas e, principalmente, do Hospital Regional de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes são recolhidos, juntos, 3.200 quilos de resíduos por mês.
O processo de recolhimento e transporte do lixo oriundo dos hospitais é feito de forma diferente ao lixo doméstico. Conforme informações do secretário de Serviços Urbanos de Campina Grande, Fábio Almeida, e do diretor administrativo do Hospital de Trauma, Flawber Cruz, os resíduos são lacrados e etiquetados para que sejam identificados de onde eles saíram. O transporte até os incineradores é feito em um veículo fechado, para que seja evitado qualquer acidente ao longo do trajeto.
“Nós recolhemos algo em torno de sete toneladas por mês e levamos para um incinerador no bairro da Catingueira, onde eliminamos o lixo”, explicou o secretário Fábio Almeida.
Já Flawber afirmou que o transporte dos resíduos, tanto do Trauma de Campina como dos hospitais e clínicas particulares, é feito por uma empresa contratada pelo Estado, que lacra, coloca o lixo dentro de uma caixa específica e transporta até o local onde é incinerado.
“Primeiro nós fazemos a separação do lixo comum e do hospitalar, e só depois é que esse processo de transporte é seguido”, acrescentou Cruz.
AGEVISA A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) de Campina Grande informou que a fiscalização é feita apenas na hora da separação e lacramento do lixo nos hospitais e clínicas e que casos como o do flagrante são encaminhados à Ouvidoria da instituição para serem investigados.
SÓ SE MATA DE DOIS ❌ Goiana virou o segundo Cabo de Santo Agostinho, minha gente! A bandidagem tá solta, o medo tomou conta das ruas! Mais um duplo homicídio foi registrado — dessa vez na Segunda Travessa Madureira, no bairro Bela Vista 2, por volta das 19h05 deste sábado. Segundo a polícia, Jonata da Silva Pereira, 21 anos, tava bebendo com amigos em frente de casa, quando um homem chegou a pé, sacou a arma e abriu fogo sem dó nem piedade. Jonata ainda tentou correr pra dentro da casa, mas caiu morto no local. Na fuga, o criminoso também atingiu José Leandro Pereira de Oliveira, conhecido como “Leandro da feira”, de 20 anos, que foi socorrido, mas já chegou sem vida à UPA. E detalhe: tudo foi filmado por câmeras de segurança. O assassino fugiu e, como sempre, tomou destino ignorado! Com Jonata, ainda foram encontrados dois big-bigs de maconha. Segundo a polícia, ambos tinham envolvimento com o tráfico de drogas na região. Os corpos foram levados ao IML do Recife, e o caso tá sen...
A Polícia Civil de Pernambuco instaurou um inquérito para investigar o caso. (Divulgação) Dois homens suspeitos de tráfico de drogas e de realizarem outras ações criminosas em Pernambuco e na Paraíba morreram em confronto com a polícia, nesta segunda-feira (05), em Goiana, na Mata Norte pernambucana. De acordo com a Polícia Militar (PM), os dois suspeitos foram localizados durante a Operação Madrugada Segura, realizada na comunidade do Bom Tempo, pelo Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI). Segundo a PM, ao perceberem a presença policial na área de mata da comunidade, os indivíduos atiraram contra o efetivo, que reagiu. De acordo com fontes extraoficiais, os suspeitos foram identificados como Eduardo de Andrade Rodrigues, de 32 anos, e José Ramos da Silva, de 31 anos. Ambos os homens ficaram feridos, foram socorridos, mas não resistiram e vieram a óbito. Também foram apreendidas com eles armas, munições, drogas e outros materiais ilícitos, que foram encaminhado...
O candidato à Prefeitura de Goiana, Eduardo Batista (Avante), agradece, de forma emocionada e respeitosa, ao povo goianense pelo carinho, apoio e confiança demonstrados ao longo de toda a campanha e dos mais de 100 dias de gestão interina. Mesmo diante do resultado final da eleição suplementar, Eduardo reafirma sua gratidão à população que acreditou em seu trabalho e contribuiu com uma campanha marcada pelo respeito, pela escuta e por realizações concretas. Foram dias de intensa dedicação, onde importantes ações foram entregues à cidade, demonstrando que é possível fazer diferente, com responsabilidade e compromisso público. “Respeitamos a decisão das urnas, que é expressão legítima da democracia. Agradeço de coração a cada goianense que caminhou ao nosso lado. Saio desta eleição com a consciência tranquila e com ainda mais amor por essa terra”, declarou Eduardo Batista. A campanha de Eduardo Batista foi construída com apoio de lideranças políticas, como o deputado estadual Joaquim Lir...
A Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar, deflagraram nesta quinta-feira (8) a Operação Bebelândia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação nos municípios de Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com informações, cinco pessoas foram presas durante a ação. Com os suspeitos, os policiais apreenderam munições, armas de fogo, drogas, dinheiro em espécie, celulares e uma câmera de segurança que teria sido usada para monitorar a movimentação da polícia. Segundo a investigação, o grupo é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes na região. As diligências continuam, e novas prisões não estão descartadas.
Uma mulher de 45 anos foi presa neste fim de semana em Campina Grande , suspeitas de tentativa de matar o companheiro, um adolescente de 16 anos , durante uma discussão motivada por ciúmes . O crime aconteceu por volta das 4h da manhã, e a vítima foi atingida com sete facadas no peito . De acordo com a Polícia Civil , a ação foi liderada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) , em conjunto com a Delegacia da Mulher (DEAM) . O adolescente foi socorrido e levado ao Hospital de Emergência e Trauma, onde permanece sob cuidados médicos, mas o estado de saúde é considerado estável, sem risco de morte. A suspeita foi localizada e presa poucas horas após o crime. Segundo a polícia, embora tenha confessado o crime informalmente ao investigador, a mulher preferiu permanecer em silêncio durante o interrogatório oficial. Ela está detida na Cidade da P...
_Com o tema “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, evento leva conhecimento científico, homenagens e atividades culturais para os municípios de Goiana, Palmares e Vitória de Santo Antão._ O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realiza, de 6 a 29 de maio, o Mês da Enfermagem 2025. O que antes era celebrado em uma semana, agora se estende por mais dias, alcançando 12 municípios em diferentes regiões do estado. Com uma programação variada, o evento promete movimentar Pernambuco com atividades acadêmicas como oficinas, palestras e cursos voltados para estudantes e profissionais da enfermagem. Na Zona da Mata, as ações serão realizadas a partir desta quinta-feira (8), na cidade de Goiana, e se estendem por Vitória de Santo Antão (9) e Palmares (26). Com o tema central “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, o evento conta com uma programação formada por palestras, rodas de conversa, vivências em grupo, atividades lúdicas, culturais e ...
Comentários
Postar um comentário