POSSE DE PROFESSORES É MARCADA POR PROTESTOS



A solenidade de posse de 1.016 professores da rede estadual de ensino da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (16), foi marcada por protestos de estudantes e professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Um grupo de cerca de 20 pessoas invadiu o evento realizado no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com apitos e gritando palavras de ordem e chegaram ao ponto de vaiar o governador Ricardo Coutinho (PSB) quando ele estava discursando. O protesto teria sido motivado pela redução do repasse de verbas do governo para a UEPB.
De acordo com o próprio governo estadual, ao ser vaiado o governador Ricardo Coutinho parou seu discurso e esperou os manifestantes se conterem. Depois disso, ele convidou os mesmos para participar do evento dizendo que eles eram bem vindos à solenidade. Em seguida os professores que estavam sendo empossados vaiaram os manifestantes da UEPB.
Ainda segundo a administração estadual, após os professores reagirem os manifestantes teriam encerrado o protesto, mas permanecido no Teatro Paulo Pontes.
“Nós fomos lá defender a autonomia da universidade, que não é do estado, é do povo”, disse a professora da UEPB Terezinha de Jesus em entrevista ao programa Polêmica Paraíba, da Paraíba FM. Ela admitiu que os manifestantes vaiaram o governador Ricardo Coutinho e disse que o protesto contou com a participação de entidades de representação estudantil.
A polêmica entre o governo e a Universidade Estadual da Paraíba teve início em fevereiro, quando a administração fixou um repasse para a universidade em R$ 18,7 milhões por mês. De acordo com a universidade, isso fere o que estabelece a lei de autonomia financeira da instituição que determina um repasse equivalente a 5,77% da receita ordinária.
Concurso
Os 1.016 educadores empossados na manhã desta sexta-feira (16) foram aprovados em um concurso realizado em janeiro. De acordo com o governo estadual, eles devem entrar em sala de aula imediatamente.
Do Blog com JP Online

Comentários