Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT)

Durante o Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado na Capital paraibana, foi aprovado manifesto pelo diálogo com as instâncias do PT no intuito de que o partido reunifique em torno de um projeto de disputa das principais cidades na Paraíba.

No tocante a João Pessoa foi apresentado o nome do deputado estadual Luciano Cartaxo para disputar a prefeitura municipal e convocado os filiados para participarem da eleição dos delegados do Encontro de Tática Eleitoral no dia 18 de março.

O evento contou com as presenças do presidente estadual do PT, o ex-deputado Rodrigo Soares, a dirigente nacional do PT Vera Gomes, o professor da UFCG Márcio Canielo, o professor da UFPB Rodrigo Freire, além de membros do grupo de trabalho eleitoral Walberto Araujo Junior e Socorro Ramalho, o prefeito de Soledade José Bento, mais de 20 pré-candidatos a prefeito de diversos municípios no estado e vereadores petistas de toda a Paraíba.

Participaram do encontro de mais de 150 dirigentes e militantes representando 60 municípios paraibanos.

Confira abaixo o manifesto:


Retomar o projeto democrático e popular: Construindo uma Nova Paraíba

Neste momento em que a população brasileira dá as mãos e saúda a recuperação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nós, militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores queremos nos dirigir a todos os filiados e militantes do partido acerca do momento que vive a Paraíba e o Brasil, a partir dos desafios postos para as nossas cidades.

O PT celebra 32 anos de existência e, com nossa identidade e ousadia, estamos conseguindo transformar o Brasil a partir da luta social e política e, participando ativamente do processo político e eleitoral brasileiro, realizamos as alianças necessárias que permitiram governar municípios e estados e chegar ao terceiro mandato consecutivo na Presidência da República. Nas recentes eleições gerais de 2010, priorizamos a eleição da Presidenta Dilma e a vitória de uma grande bancada no Senado e na Câmara dos Deputados que nos possibilita a "governança" para avançar no programa da revolução democrática.

As conquistas econômicas e sociais do povo brasileiro nas administrações petistas e a nossa presença nos movimentos sociais e populares do país afirmam o PT como um partido com uma forte identidade socialista e libertária, representado no projeto democrático e popular, que defende os mais pobres e trabalha para um Brasil desenvolvido, sustentável, mais justo e igualitário.

Se em 2010 foi o momento de consolidarmos as alianças para a grande vitória de Lula e Dilma, agora em 2012 é o momento do partido se consolidar enquanto força política nas cidades brasileiras, e, na Paraíba, o momento é favorável para que o PT dispute e eleja vários/as prefeito/as e parlamentares, e, a partir da eleição em João Pessoa, capital do Estado, retome o projeto político petista para toda a Paraíba.

As cidades paraibanas passaram por transformações importantes nos últimos anos, com uma forte intervenção do nosso governo nacional através do investimento em obras estruturantes, a exemplo das casas populares, do saneamento básico, da expansão da rede pública de ensino superior e tecnológico e da ampliação da presença do governo federal com a expansão da ação da administração pública federal. O PT governa sete destas cidades, além de participar de outra dezena de governos municipais. No entanto, mesmo com a presença do governo federal em praticamente todos os municípios da Paraíba, muitos ainda são os desafios para as cidades, seja no campo da desigualdade social, na questão da vocação econômica e muitas vezes no campo da política e da gestão, em que falta por uma grande maioria dos gestores/as municipais uma administração participativa, transparente e que invista no combate a fome e na busca da emancipação econômica de nossos municípios, priorizando sempre a saúde, educação, segurança, qualidade de vida e a geração de emprego e renda através do desenvolvimento de nossas cidades.

Inspirados nas resoluções políticas do IV Congresso Nacional do PT, queremos nos dirigir a militância petista afirmando que é o momento de intensificarmos o diálogo em nossos municípios e, a partir dos movimentos sociais e populares, aglutinar um bloco de partidos de centro-esquerda a partir da base de apoio de nosso governo nacional que construa as vitórias necessárias para dar início a um novo caminho de mudanças em nosso estado, em sintonia com a experiência acumulada nacionalmente nos governos Lula e Dilma, colocando nossas cidades na agenda de desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social presente no Nordeste brasileiro.

Com a aproximação do dia 18 de março, momento em que os filiados e filiadas do PT em João Pessoa irão às ruas e as urnas eleger os delegados e as delegadas que definirão a política do partido nas eleições, queremos externar nossa posição de apoio de lançamento da candidatura própria na capital do Estado e apresentamos o nome do companheiro Deputado Luciano Cartaxo, que tem uma identidade com João Pessoa, ao mesmo tempo em que convocamos a militância do PT para participar ativamente dos debates e discussões, opinar e decidir sobre a política do partido de maneira livre, ética e soberana.

Além de João Pessoa, construiremos nas cidades do estado um amplo diálogo interno para que as principais lideranças regionais do partido coloquem seus nomes à disposição para disputar as prefeituras municipais, a exemplo de Campina Grande, Bayeux, Patos, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Cuité, Alagoa Grande, Areia, Barra de Santa Rosa, Boa Vista, Bom Sucesso, Guarabira, Imaculada, Itabaiana, Jacarau, Juripiranga, Lastro, Mamanguape, Marcação, Massaranduba, Nova Floresta, Olho D´Agua, Pedras de Fogo, Pedra Lavrada, Pedra Branca, Picuí, Pitimbu, Puxinanã, Riacho de Santo Antonio, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São José do Sabuji, São Mamede, Sape, Sumé, Tavares, entre outras cidades, além da reeleição e sucessão dos atuais prefeitos e prefeitas do PT na Paraíba (Soledade, Santa Cruz, Ibiara, Pombal, Gurjão, Livramento, São Miguel de Taipu), priorizando o diálogo com a base aliada nacional, apresentando um programa de governo que represente nossa tradição libertária, participativa e socialista.

Esse é o momento do PT reunificar a ação política e, a partir de sua militância e dos atores sociais nas cidades construir um projeto participativo de fato, com desenvolvimento sustentável e inclusão social que cuide dos mais pobres e traga qualidade de vida para o nosso povo. É o momento de avançar. Agora é a Vez do PT.




Eduardo com Secom

Comentários