Agricultura : Prefeitura Municipal de Caaporã e Secretária Municipal de Agricultura realizam 1ª reunião técnica com agricultores para recadastramento no PAA.



A primeira reunião técnica do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 1º de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. A principal proposta da reunião foi o recadastramento dos agricultores locais no programa. Teve também o objetivo de promover uma avaliação conjunta por meio de troca de experiências no âmbito da modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, discutir sobre as formas de operacionalização, dificuldade e resultados do programa em 2011 e as propostas para novos convênios em 2012, permitindo estabelecer um conjunto de proposições e recomendações para o aprimoramento da execução do programa esse ano. 


De acordo com Agrônomo da EMPASA, Saulo Malheiros, em 2011 o PAA trabalhou com nove (9) agricultores, para esse a meta é ultrapassar a faixa dos vinte (20). O agrônomo falou também da importância de trabalhar com produtos de qualidade para garantir uma alimentação saudável para os contemplados pelas entidades que receberão os alimentos. Comentou ainda sobre a grande possibilidade de mudança no prazo de compra dos alimentos pelo PAA, que passaria de quinzenal para semanal, questão levantada pelos próprios agricultores e que ajudaria na produção dos mesmos.

O Secretário de Agricultura, Ir. Alexandre e o Diretor Laudelino Cunha, lembrou que os alimentos são produzidos pela Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Caaporã e o que o PAA contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. O Secretário ainda opinou sobre a elaboração de um Termo de Ajuste – TA de parceria firmado entre a Prefeitura Municipal de Caaporã e a Coordenação do Programa. Nesse Termo de Ajuste seriam firmadas algumas responsabilidades tais como: 1 - local para a recepção dos alimentos; 2 - calendário de entrega dos produtos às Entidades beneficiadas.


Estiveram presentes na reunião o Agrônomo do PAA Pio Salvador e Saulo Malheiros, os técnicos da EMATER Cristiano Campelo e Erminio Rafael.

Comentários