Educação : Programa Escola de Gestores
em 26/04/2011 08:20:00 (2 leituras)
Educação


A Prefeitura Municipal de Caaporã junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura foram contempladas com a participação de 17 profissionais selecionados a cursos de especialização através do Programa Escola de Gestores – MEC/UFPB.
Dos selecionados, 10 participarão do curso de especialização em coordenação pedagógica e 07 do curso de gestão escolar. O curso terá duração de 01 ano e será em regime semipresencial.


O cadastramento para os aprovados no Processo Seletivo do Programa Escola de Gestores da Educação Básica (SED/MEC), promovido pela UFPB começou no dia 10 de março e se estendeu até o dia 18. As inscrições estiveram a cargo da UNDIME- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ou a sua ordem, nos casos de diretores e vice-diretores de escolas municipais e Secretaria de Educação do Estado da Paraíba para os gestores de escola estadual.
Os Gestores escolares preencheram uma ficha de cadastro, que estava disponível na internet, onde colocaram seus dados pessoais e profissionais e apresentaram cópias dos documentos que comprovavam as informações na ficha: RG, CPF, comprovante de endereço, portaria de nomeação para o cargo de diretor ou vice-diretor, diploma de graduação e um comprovante do exercício da função.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a instituição responsável pela elaboração, desenvolvimento e conclusão do processo seletivo, realizado no dia 30 de março cuja relação dos selecionados foi divulgada no dia 04 de abril de 2011. As inscrições foram feitas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e pelas Secretarias Municiais, junto a Undine – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O curso de especialização será realizado através de encontros presenciais e ensino a distância e terá a duração de 1 ano.
Escola de Gestores é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007. Seu objetivo é qualificar diretores, vice-diretores e coordenadores das escolas públicas da educação básica, na perspectiva da gestão democrática e do direito à educação de qualidade. Durante um ano, dirigentes de escolas públicas irão estudar, discutir práticas com colegas e com especialistas das universidades e exercitar modelos de gestão democrática. Entre os resultados que o Ministério da Educação espera da formação de gestores está a melhoria dos índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs).

Comentários