Assembleia quer instalar Conselho de Ética até o fim do mês

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
06/04/2011 13:03
Jhonathan Oliveira
A Assembleia Legislativa deve instalar até o final deste mês o seu Conselho de Ética. Nesta quarta-feira (7) foi publicado no Diário do Poder Legislativo um ato do deputado Ricardo Marcelo (PSDB), presidente da Casa, convocando eleições para o cargo de corregedor parlamentar. O deputado que for escolhido para a vaga terá a função de presidir o Conselho de Ética.
Segundo o ato do presidente, os parlamentares interessados em disputar a vaga de corregedor e corregedor substituto devem se inscrever até o dia 14 de abril. As eleições vão acontecer no dia 27 de abril, através de voto secreto.
O Conselho de Ética será formado após a eleição do corregedor. Os membros serão designados pelo presidente da Assembleia, após indicação dos líderes partidários.
O corregedor e Conselho de Ética e o têm a missão de fiscalizar os parlamentares. Eles devem atuar no sentido de preservar a dignidade do mandato parlamentar e também o respeito ao regimento da Assembleia.
Primeiro caso
Antes mesmo da instalação do Conselho de Ética, já existe parlamentar na fila para ingressar com uma ação. O deputado Aníbal Marcolino (PSL) pretende acionar o seu companheiro de partido Tião Gomes.
Aníbal quer que Tião prove acusações feitas contra o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB). Durante o processo eleitoral da Casa, Tião teria dito que o presidente pagou cerca de R$ 1 milhão a deputados para que eles apoiassem sua reeleição.

Comentários