Em Minas, Alencar usa carro de bombeiros que levou Tancredo Neves

Velório de ex-vice-presidente será aberto ao público até às 13h, e acontecerá no Palácio da Liberdade, no centro de BH

Denise Motta, iG Mina Gerais | 31/03/2011 06:00
Compartilhar:
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar será transportado nesta quinta-feira no mesmo carro aberto do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que levou o corpo do presidente eleito Tancredo Neves, morto em 1985 e um dos líderes da democratização do País.A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são aguardados para a cerimônia. O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) já está presente para prestar homenagem ao ex-vice.
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar deve chegar à base aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, às 9h20. Houve atraso, pois a previsão inicial de chegada à capital mineira era 7h30. Os motivos do atraso não foram informados pela Força Aérea Brasileira (FAB). De lá, o corpo segue em cortejo no caminhão histórico do Corpo de Bombeiros, chamado American La France, até o Palácio da Liberdade, onde será velado. Fabricado em 1959, na França, o veículo não está mais em uso. 
Foto: reproducao
José Alencar
O velório de Alencar em Belo Horizonte será aberto ao público das 9 horas às 13 horas e acontecerá no Palácio da Liberdade, que foi a sede do Poder Executivo mineiro até março de 2010, quando o então governador Aécio Neves (PSDB), hoje senador, inaugurou a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na Região Norte da cidade.
Ao sair da Pampulha, o cortejo segue pela avenida Antônio Carlos, na Região Norte de Belo Horizonte, na pista destinada exclusivamente aos ônibus. Da Antônio Carlos, o caminhão segue para o centro da cidade, pela rua Caetés, depois passa pela avenida Afonso Pena e pela avenida João Pinheiro, que estão entre as principais da cidade. Esta última avenida termina na Praça da Liberdade, onde fica o Palácio da Liberdade.
A avenida Afonso Pena, que está entre os trajetos, recebeu Alencar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidenta Dilma Rousseff (PT), em carro aberto, em outubro do ano passado, durante a campanha eleitoral. Também é na avenida Afonso Pena que políticos tradicionalmente fazem campanha em Belo Horizonte, no tradicional Café Nice. Por lá já passaram Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, por exemplo.
A viatura dos bombeiros seguirá pela alameda principal da Praça da Liberdade, que já está isolada para evitar aproximação de pessoas. O caminhão irá estacionar na entrada do Palácio da Liberdade, que fica em frente à praça. A homenagem dos Dragões da Inconfidência, assim como acontece em posses de governadores mineiros, está prevista para ocorrer na entrada do palácio.
 A cerimônia
Para se despedir de Alencar, que terá um velório aberto ao público, será preciso enfrentar uma fila formada no lado direito do palácio. A saída será pelo lado esquerdo, próximo à avenida Cristóvão Colombo. As autoridades terão acesso por uma entrada especial.
“Oito homens do Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar irão transportar o caixão até o salão de entrada do Palácio da Liberdade. No local do velório teremos o que chamamos de 'Câmara Ardente', que é um trabalho fúnebre em que quatro homens do Exército, Aeronautica, Bombeiros e Polícia Militar ficam em pé, nos quatro cantos do caixão”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Edgard Estevo da Silva.
O corpo de Alencar deixará o Palácio da Liberdade às 13 horas, em uma limousine. De lá, segue para ser cremado, conforme desejo da família.
O trânsito e a chuva
O trânsito em Belo Horizonte funcionará no mesmo esquema de quando ocorrem posses de governadores, no Palácio da Liberdade. Apenas o entorno da Praça da Liberdade estará interditado, a partir das 6h desta quinta-feira. A previsão é de que o local seja liberado por volta de 13h, quando o corpo de Alencar seguir para cremação.
Grande parte do efetivo da Polícia Militar de Belo Horizonte estará envolvido nos preparativos para o velório de José Alencar, informou o tenente-coronel da Polícia Militar, Alberto Luiz Alves. Ele não informou com precisão o número de militares e alegou razões segurança. Também participam 40 homens do Corpo de Bombeiros. Duas viaturas de resgate estarão a postos no entorno da Praça da Liberdade, para eventuais ocorrências.
Há possibilidade de chover, de acordo com a previsão do tempo. Envolvidos na organização do funeral de Alencar em Belo Horizonte estimam que, neste caso, o público vai ser menor.

    Comentários

    Mais Vistas do Blog

    Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

    Em Caaporã: Acidente entre ônibus da Jeep-Goiana e animal na PB 044

    Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

    Em Caaporã homens ficam feridos após bala perdida

    Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

    Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal