RADAR POLÍTICO 365


Branco Mendes faz balanço positivo do ano legislativo e destaca aprovação da LOA 2026

 

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) fez um balanço extremamente positivo dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A avaliação foi apresentada, ontem, durante a 13ª Sessão Ordinária Itinerante, realizada no Teatro Municipal Sebastião Vasconcelos, no município de Pocinhos, no Agreste paraibano, que marcou o encerramento do ano legislativo.

Na ocasião, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 5.352/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. O texto encaminhado pelo Governo do Estado estima a Receita da Paraíba em R$ 25.109.328.413,00 e fixa a despesa em igual valor.

Relator da matéria, Branco Mendes ressaltou que a Assembleia Legislativa seguiu rigorosamente todos os critérios legais e técnicos para a elaboração da peça orçamentária, ouvindo os diversos poderes constituídos, autarquias, entidades representativas do funcionalismo público estadual e a sociedade civil organizada. Segundo o parlamentar, o objetivo foi garantir o equilíbrio financeiro do Estado e assegurar investimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos.

“A análise aprofundada confirma a integral conformidade do projeto com os mais rigorosos princípios orçamentários e com a legislação vigente, estabelecendo um sólido arcabouço fiscal para o Estado. Este montante representa um crescimento nominal de 14,58% em relação ao exercício fiscal anterior, sinalizando uma trajetória de robustez econômica, com equilíbrio fiscal e planejamento apurado, alinhado às prioridades estratégicas do Estado para a efetiva implementação de políticas públicas e ampliação de investimentos que impulsionem o desenvolvimento social e econômico”, explicou Branco.

Em relação às Emendas Parlamentares Impositivas, o deputado informou que foram apresentadas proposições que totalizam R$ 283,9 milhões, valor correspondente a 1,5% da receita corrente líquida apurada pelo Estado em 2024. “Esses recursos são destinados a ações e programas específicos, conforme a prerrogativa dos parlamentares. É importante ressaltar que, conforme a legislação vigente, 50% desse montante será obrigatoriamente aplicado na área da saúde, reforçando o compromisso com o fortalecimento dos serviços essenciais à população”, concluiu.

Comentários

Mais Vistas do Blog

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Barraca é destruída por incêndio no Largo do Alvorada, em Goiana-PE

Homem é morto a facadas após discussão com a esposa em Goiana

Prefeito Marcílio Régio visita obra do novo campo de Flexeiras, que será entregue em 2026

Caaporã adere ao programa Saúde Redes em Brasília

Construção da ponte entre Alhandra e Caaporã avança após solicitação do deputado Branco Mendes