Na Semana do Meio Ambiente, Pedro Campos defende incentivos para reuso de águas residuárias

 

Em Parnamirim, o pré-candidato a deputado federal visitou um espaço de reuso de efluentes

Na Semana do Meio Ambiente, o pré-candidato a deputado federal, Pedro Campos (PSB), cumpriu agenda no município de Parnamirim, onde visitou um espaço de reuso de águas residuárias no setor agrícola da região de clima semiárido. Na ocasião, ele fez a defesa de leis e normas que incentivem o reuso de efluentes.

“Esse é um exemplo de ação sustentável que pode servir como referência para ser replicada em maior escala. Estamos aproveitando a água que corre pela rede de esgotos para usá-la na irrigação de uma área de 1 hectare, produzindo plantas forrageiras como a palma, que será entregue aos trabalhadores rurais para reprodução e também alimentação de caprinos e bovinos”, afirmou, destacando que a criação da legislação específica para este tema ajudará na expansão do trabalho, dialogando com as melhores práticas para um futuro mais sustentável.

O projeto conta com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia através do INSA (Instituto Nacional do Semiárido), Compesa, Prefeitura e UFRPE. Inclusive, o INSA, que é voltado para a pesquisa de tecnologias para convivência com esta região, foi criado pelo então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Por sua vez, o reuso das águas residuárias em Parnamirim foi uma ação capitaneada por Pedro enquanto esteve no núcleo de inovação da Companhia Pernambucana de Saneamento, de onde é empregado público concursado.

Segundo o pesquisador do Insa, Breno Lima, esse “laboratório natural” de palma deve fazer as primeiras entregas da vegetação aos parnamirinenses já no segundo semestre deste ano. “Primeiro, a gente faz um ano de cultivo irrigado. Depois, tem a etapa de ‘um dia de campo’, onde cortamos o material para propagação e levamos aos trabalhadores da região”, resumiu.

A palma é a vegetação “protagonista” por ser muito resistente à seca e produzir em grande escala quando irrigada no processo de reuso de água residuária.

Além de Parnamirim, o projeto de reuso de águas residuárias é também realizado nos municípios de Caruaru e Pesqueira – distrito de Mutuca.

Foto: Lula Carneiro

Fonte: Fala PE

Comentários