RADAR POLÍTICO 365


Eduardo da Fonte solicita ao Governo de Pernambuco emissão de carteira de identificação para autistas

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), por meio do Ofício n° 003/2022, solicitou ao Governo de Pernambuco nesta quarta-feira (05) a oferta da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em todo o estado. Com o documento, pessoas com o transtorno passarão a ter atenção integral, com prioridade de atendimento nos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social. A demanda foi levada ao deputado pela advogada em Direito da Saúde e da Pessoa com Deficiência, Viviane Guimarães. 



“Esse é um documento muito importante para a pessoa autista, pois amplia os direitos fornecidos a ela. Além disso, com a carteirinha, o estado e os municípios terão um controle maior do número de autistas e isso possibilitará a criação de novas políticas públicas que permitam um atendimento mais adequado para pacientes e familiares”, destacou Eduardo da Fonte. 



O documento foi criado pela LEI Romeo Mion, n° 13977/2020, sendo responsabilidade dos estados e municípios. Atualmente, 12 estados brasileiros e mais de cinquenta municípios emitem a carteira de identificação dos autistas. Em alguns locais, a sinalização do autismo é registrada na carteira de identidade. O documento deve ser emitido mediante requerimento, acompanhado de relatório médico com identificação do transtorno.

Comentários

Mais Vistas do Blog

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Klabin encerra operação de máquina em Goiana e demite 21 funcionários

Falta de atualização no Portal da Transparência de Goiana levanta questionamentos sobre acesso à informação

Paraibana vocalista da Limão com Mel sofre acidente em aeroporto nos EUA e segue internada

Operação da PM apreende mais de mil comprimidos alucinógenos na zona sul de João Pessoa

Ex-secretário é preso em operação contra fraude de licitação no Litoral Sul da Paraíba