Pular para o conteúdo principal

Terminal Portuário para armazenamento de combustíveis será instalado em Pitimbu na Paraíba

 


O governo federal iniciou o processo para liberação de uma instalação portuária no litoral Sul da Paraíba, no município de Pitimbu. O terminal de uso privado, conhecido como Terminal Portuário Tabulog, terá o objetivo de fazer a movimentação, armazenagem e distribuição de cargas de graneis líquidos (combustíveis) para atender o Nordeste do Brasil, além de possibilitar o embarque de produtos (etanol) para exportação ou cabotagem.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, abriu prazo de 30 dias para recebimento de pedidos de autorização para construção e exploração do empreendimento. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 15 de dezembro.


O período serve para que eventuais outros interessados em implantar terminal privado na mesma região manifestem o interesse. Caso não surjam, as empresa fica liberada para dar continuidade ao seu processo.


“Havendo mais de um interessado abre-se um processo seletivo ou liberta-se a construção dos dois. Se prazo de 30 dias não aparecerem interessados, eles recebem a outorga oficial da agência e podem começar a construir”, explica Giovanni Marinho, Especialista em Regulação da ANTAQ, Posto Avançado da Antaq em Cabedelo.


Giovanni Marinho ressaltou que a outorga de construção e exploração de terminal privado está amparada na nova Lei dos Portos (12.815/2013). Ela estabelece também que quem faz essa liberação é o órgão de planejamento portuário nacional, que é a Secretaria de Portos do Ministério da Infraestrutura.


Terminal


Caso não haja mudanças no processo, o projeto apresentado à Antaq prevê a conclusão das obras para os anos de 2022, 2025 e 2030, sendo que o valor total de investimentos é de R$ 879,64 milhões.


O projeto prevê a implantação de um terminal offshore flutuante, através da utilização de monoboia para atendimento aos navios, sendo que a referida monoboia se interligará ao parque de tanques, localizado onshore, em terra, por um duto submarino. A estimativa de movimentação de cargas é de 5,88 milhões m³ ao ano.


A parte onshore do terminal contempla uma área de aproximadamente 123 mil m² onde será instalada a estrutura de armazenagem em três fases de implantação, sendo que a 1ª fase contemplará 10 tanques com capacidade total de 80 mil m³, a 2ª fase com mais 7 tanques com capacidade total de 75 mil m³, e a 3ª fase com mais 8 tanques com capacidade total de 90 mil m³. O total de tancagem (capacidade de armazenamento), somando-se as três fases, será de 245 mil m³ de graneis líquidos (combustíveis).

A única instalação física sobre a água refere-se a área no qual se encontra a monoboia, com de 12 metros de diâmetro, corresponde a uma área de 113m². A monoboia se localizará à 16 km da costa. O sistema permitirá os dois sentidos de fluxo, embarque e desembarque nos navios.


Foto: divulgação/AntaqLogística


Os acessos ao terminal se darão por meio de rodovias estaduais e uma federal, sendo elas: PB-008, PB-044, PB-034, PB-028 e a BR-101.


A armazenagem de gasolina, biocombustível e diesel será feita mediante a instalação de 25 tanques. Já a movimentação dos produtos entre os tanques, caminhões e pontos de carga/descarga se dará por cinco estações de bombeamento. As embarcações tipo são: Panamax (230m), Aframax (250m) e Suezmax (280m), todas na condição 100% carregada.


A presidente da Companhia das Docas da Paraíba, Gilmara Timóteo, que é responsável pela administração do Porto de Cabedelo, afirmou ao Conversa Política que o processo do novo terminal no estado não tem sido acompanhado pela gestão estadual. Embora não seja de responsabilidade do estado, Gilmara disse que qualquer empreendimento que venha para o desenvolvimento da Paraíba é muito bem vindo.


Impostos 


O secretário da Fazenda da Paraíba Marialvo Laureano foi questionado sobre o que fica para o estado com a efetivação de um empreendimento como esse. Segundo ele, nesse caso, ficará para Paraíba o ICMS sobre o Frete e os empregos.


A tributação do combustível no Brasil segue a regra do princípio do destino, ou seja, cabe ao estado onde ele é consumido, a integralidade da carga tributária, afirmou.


E comemorou: “mais um grande empreendimento para a PB. Pelo que vi, será utilizado para distribuir para todo o Nordeste e ainda vai concentrar as exportações de álcool”.


Jornal da Paraíba 





Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

Câmara Municipal de Goiana reabre inscrições e divulga novo calendário de atividades do concurso público

Em decorrência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2022, formulado perante o Ministério Público do Estado de Pernambuco – MPPE, a Câmara Municipal de Goiana está divulgando um novo calendário de atividades do concurso público. A alteração na programação do certame acontece diante da necessidade de alterar os requisitos exigidos para preenchimento das vagas de Técnico de Arquivo. Isto ocorre sem prejuízos para os participantes do concurso. Pois, no site da banca responsável pelo certame (www.upenet.com.br) foram publicados dois formulários, o primeiro para restituição da taxa de inscrição para o cargo de técnico de arquivo, e o segundo para substituição do cargo técnico de arquivo. Além disso, também foram publicados os comunicados nº 4 e nº 5, que tratam da opção para mudança de cargo ou restituição da taxa de Inscrição e dos procedimentos para substituição ou restituição da taxa de inscrição para os inscritos no cargo de técnico de arquivo e reabertura de inscrições, respe

PREFEITURA DE GOIANA REALIZA ENTREGA DE CARTEIRAS DO PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO (PAB)

  A prefeitura de Goiana, através da AD Goiana, em parceria com o SEBRAE, realizou nesta quinta-feira (11.08) a entrega das carteiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em cerimônia na praça João Pessoa, no centro da cidade, para 26 artesãos goianenses. Os que receberam as carteiras, já haviam feito o cadastro anteriormente na própria AD Goiana. O documento é válido em todo o território nacional e garante uma série de benefícios como, formalização de seus trabalhos, participação em feiras, cursos de capacitação e facilidades para aquisição de créditos bancários, dentre outros. "Essa é mais uma valorização da nossa gestão ao setor e à nossa cultura, ampliando as oportunidades e renda para os nossos artistas", avaliou o diretor-presidente da AD Goiana, Carlos Torres Filho. A prefeitura de Goiana busca fomentar o empreendedorismo e reafirma a importância de formalizar essa atividade artesanal no município que já tem o artesanato como referência e relevância no Brasil e

CLAG-CLUBE DE LEITURA E ARTES DE GOIANA, promoveu na sede do IHAGGO um sarau poético

  Na noite deste sábado, dia 13, o CLAG-CLUBE DE LEITURA E ARTES DE GOIANA, promoveu na sede do IHAGGO, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana, um sarau poético em homenagem ao casal Janete e Rubens Belarmino, diretores da Nova FM de Goiana, pelo apoio e colaboração na divulgação e valorização da arte e cultura deste importante município da Mata Norte de Pernambuco. Na ocasião o casal se fez acompanhar por Herlon Pontes e pelos comunicadores Jader de Andrade, Laércio Santos e Cabral Filho apresentadores dos programas, Jader na Nova, Para Todos e Show de Bola. Severino Ramos, (Bill) presidente do CLAG, ressaltou a importância desse apoio para a arte e a cultura goianense. O sarau contou com a participação dos poetas Professor Carlos Bomfim, Edivaldo Lima Cordelista e Bill . Além das poesias de Mário Serrano, Professora Mazé Nunes, Laura Sivini e Professora Rose Mary Viegas que fez uma poesia em homenagem ao casal. O Sarau poético teve a participação também de Paulo que

É obra para todo lado! Prefeitura de Goiana muda a realidade dos moradores com pavimentação de diversas ruas

  Quem mora e quem passa por Goiana, vê as obras em andamento por todo lado na cidade. Se destacado pelo seu crescimento planejado. O município que chama a atenção por suas belas praias e belezas naturais, também vive um bom momento na atual gestão que tem elevado o percentual de ruas pavimentadas, seja com asfalto ou calçamento. Estão sendo pavimentadas as ruas no Bom Tempo, Loteamento Guedes, Expedicionário Henrique Fenelon, Rua da Subestação e Rua da Impoeira. O objetivo da gestão do prefeito Eduardo Honório é calçar e Asfaltar o máximo de ruas em seu mandato, estabelecendo uma gestão que vai tirar as famílias da poeira e da lama, oferecendo uma vida com mais dignidade, além de estimular o crescimento da cidade.

Dono de motel mata a tiros suspeito de assalto que teria invadido estabelecimento

  Um dono de um motel matou a tiros de arma de fogo um jovem que teria invadido o estabelecimento durante uma tentativa de assalto, na tarde dessa quarta-feira (10), em Sousa, no Alto Sertão da Paraíba. Conforme o tenente-coronel Guedes informou ao Notícia Paraíba, a Polícia Militar recebeu por volta das 14h0, um chamado denunciando um homicídio no motel, que fica localizado às margens da BR-230. Com isso, quando os policiais chegaram no local encontraram a esposa do proprietário que informou que o marido havia atirado contra o jovem após esse pular o muro do estabelecimento, se dirigir até ele, pedir dinheiro e depois, por não conseguir o que queria, atentar contra avida do homem com duas facas. O local foi isolado para a chegada da perícia e diligências feitas em busca do dono do motel, que ainda não foi localizado. O corpo foi recolhido para perícia e a motivação e autoria do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.

É obra para todo lado! Prefeito de Goiana assina ordem de serviços para revitalização de mais quatro praças

Nesta Terça-feira(16.08), o prefeito Eduardo Honório e a secretária de Obras do município de Goiana, Isabella Soares, assinaram quatro ordens de serviço para a revitalização e reforma das praças da Soledade, IV Centenário, Nossa Senhora da Vitória e Luiz Gomes. Na ocasião da assinatura, Eduardo Honório destacou a importância da intervenção a ser realizada nesses espaços públicos de convivência. "Com as benfeitorias, os moradores poderão melhor usufruir de bons momentos de lazer em família". Segundo a Secretária, como lugar de lazer e contemplação, as praças passarão por obras, mas serão preservadas essas características. "O paisagismo, o mobiliário urbano, a iluminação pública e o passeio é que sofrerão mudanças para melhor atender à população goianense. As praças ficarão mais belas e funcionais". O orçamento total para as reformas e revitalização é de R$ 726.130,44 (setecentos e vinte e seis mil, cento e trinta reais e quarenta e quatro centavos). A execução ficará

Prefeito de Goiana poderá concorrer a reeleição em 2024

  Sempre um passo a frente, Goiana já esta de olho nas eleições 2024. O atual  prefeito Eduardo Honório acaba de receber a notícia de que poderá concorrer a reeleição. O Ministério da Justiça foi favorável à nova candidatura do prefeito, o qual atuou como vice da gestão anterior.  Segundo a decisão, a função temporária do vice, na qualidade de mero substituto do chefe da administração, não se confunde com a condição  atribuída ao sucessor, sobre o qual inclusive, recaem as desincompatibilizações e inelegibilidades inerentes ao cargo de prefeito, principal gestor da máquina pública.  Sendo assim, o candidato esteve à frente da gestão local apenas na condição de substituto, sem que verificada nenhuma burla à norma constitucional, razão porque contra ele não deve incidir a restrição prevista na Constituição Federal. Fonte: Fala PE 

Divulgação: Restaurante Ágape

 

Autoescola não será mais obrigatória para tirar CNH

  Compartilhar Atualmente, está em trâmite no Senado Federal, o Projeto de Lei 6485/2019, que trata do encerramento da obrigatoriedade de frequentar autoescola para emitir a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. A proposta é de autoria da a senadora Kátia Abreu. Como mencionado, a proposta visa que a autoescola não seja mais obrigatória para tirar a CNH nas categorias A e B. A  proposta tem como finalidade reduzir os custos abusivos aos cidadãos em até 80%, segundo a autora. Ainda, de acordo com a senadora, em alguns estados brasileiros, o custo para obter o documento chega a mais de R$ 3 mil, sendo que 80% desse valor é embolsado pelas autoescolas, o que deixa a emissão da CNH inviável para muitos brasileiros. No entanto, é importante lembrar que a proposta continua exigindo a realização da prova teórica e prática. Todavia, aprender sobre direção ficará a critério do interessado, que também poderá aprender a dirigir com parentes, por exemplo. O texto também cria uma c

IPSEC (Instituto de Previdência Social Dos Servidores Municipais de Caaporã) realizará o CENSO cadastral

  Na próxima terça-feira dia 16/08/2022 o IPSEC (Instituto de Previdência Social Dos Servidores Municipais de Caaporã) realizará o CENSO cadastral, funcional, social e previdenciário dos servidores públicos ativos titulares de cargo efetivo, dos aposentados e pensionistas. O período de recadastramento será do dia 16/08/2022 a 23/09/2022 e acontecerá no auditório da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, na rua Salomão Veloso, centro, Caaporã-PB. O horário de atendimento será das 08:00h às 17:00h, de segunda à sexta. Os atendimentos para a realização do recadastramento serão feitos pelo mês de aniversário do servidor conforme datas especificadas e divulgadas nas redes sociais. Os servidores deverão apresentar toda a documentação pessoal e de seus dependentes originais. O período de 20/09 a 23/09 será exclusivo para o atendimento aos casos especiais, mediante agendamento que devem ser requeridos no local de atendimento do censo. Em conformidade com o Decreto 108/2022 o servidor ativo, apose