Vulcão nas Ilhas Canárias tem novas erupções e deixa ruas cobertas de cinzas

 

Erupção do vulcão Cumbre Vieja
Erupção do vulcão Cumbre Vieja22/09/2021/REUTERS/Nacho Doce
Partes da ilha de La Palma foram cobertas de cinzas na manhã deste sábado (25) quando poderosas erupções do vulcão lançaram lava e cinzas no ar, manchando o céu de vermelho e cobrindo as ruas com um manto de poeira negra.
Proprietários de negócios e catadores de lixo foram vistos varrendo as ruas em um esforço para limpar o local.
A operadora do aeroporto espanhola Aena disse no sábado que o aeroporto da ilha foi fechado devido ao acúmulo de cinzas.
Desde que o vulcão começou a entrar em erupção no último domingo (19), na pequena ilha do Atlântico, o vulcão Cumbre Vieja expeliu milhares de toneladas de lava, destruiu centenas de casas e forçou a evacuação de quase seis mil pessoas.
Bombeiros recuam devido às novas explosões no Vulcão nas Ilhas CanáriasLava do vulcão nas Ilhas Canárias deve chegar ao mar em breveErupção de vulcão deixa rastro de destruição nas Ilhas Canárias
As autoridades disseram no sábado que 160 pessoas evacuadas de mais três cidades na sexta-feira (24) não poderiam retornar às suas casas para recuperar seus pertences por causa da “evolução da emergência vulcânica”.
Especialistas disseram que o vulcão “entrou em uma nova fase explosiva”.
Nenhum ferimento grave ou fatal foi relatado na erupção do vulcão, mas cerca de 15% da colheita de banana economicamente crucial da ilha pode estar em risco, podendo afetar milhares de empregos.
CNN 

Comentários