Central Covid, em Alhandra: Lacen-PB registra maior demanda de testes Covid desde início da pandemia e resultados são divulgados com até cinco dias

 

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), Bergson Vasconcelos, anunciou que o laboratório tem registrado uma curva ascendente de testes positivos de Covid-19, refletindo diariamente nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Alhandra, Harvey Carvalho, como consequência na divulgação dos resultados dos testes da Central Covid, em Alhandra.

O gestor pontuou ainda que este é o momento onde a demanda do Lacen está maior desde o início da pandemia de coronavírus, chegando a um recebimento de cerca de 3.000 amostras por dia. Desta forma as amostras coletadas em Alhandra levam entre 3 a 5 cinco dias para serem divulgadas.

O diretor do Lacen afirmou que iniciou com uma capacidade de realização de análise de 500 amostras por dia. No período de aproximadamente 8 meses conseguiu triplicar essa demanda, passando a trabalhar com uma média de 1500 amostras. Atualmente a capacidade operacional é de 2000 amostras dias.

Essa capacidade operacional considera aspectos como o parque tecnológico, o tempo que a metodologia RT-PCR exige, além da equipe disponível, segundo o diretor.

Neste momento o Lacen tem condições de processar aproximadamente 2.200 amostras por dia. Isso foi impactado com a grande demanda que vem surgindo nas últimas duas semanas, pois o laboratório está recebendo 50% a mais do que esse quantitativo, ou seja, aproximadamente 3.000 amostras.

Essa quantidade, consequentemente, afeta também o tempo para o resultado do exame.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

04/06/2021

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento