Bares e restaurantes vão à Justiça contra Estado de Pernambuco e 19 municípios para pedir indenização por fechamentos

 


Foto: Divulgação

Um dos setores mais abalados na pandemia, os bares e restaurantes decidiram entrar na Justiça para pedir indenização pelas perdas sofridas com as restrições de funcionamento por causa da pandemia de covid-19.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entrou com ações civis públicas em 26 estados, Distrito Federal e nos 275 municípios onde seus associados estão presentes para pedir reparação dos governos e prefeituras, segundo Paulo Solmucci, presidente da entidade, informou à coluna Painel S.A, da “Folha de S.Paulo”.

Solmucci afirmou à “Folha de S.Paulo” que não está apontando uma ou outra medida específica tomada pelas autoridades locais para reduzir a circulação de pessoas. Ele diz que o foco do questionamento judicial é a consequência. “O Estado impôs uma regra, o fechamento, e essa imposição trouxe perdas. Então, ele é responsável”, disse.

Em Pernambuco, as ações foram contra o Estado e contra 20 municípios com associados da Abrasel, de acordo com André Araújo, integrante da Abrasel-PE.

As cidades com associados da Abrasel-PE são: Araripina, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Pesqueira, Recife, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Tamandaré, Toritama e Vitória de Santo Antão, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.

O setor vinha adotando até o momento pedidos de medidas de apoio aos governos, como flexibilização trabalhista e crédito. Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, tem ainda uma outra discussão a ser feita, que é o questionamento de impostos cobrados durante o período em que os estabelecimentos ficaram fechados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana