Opas: NE e PE têm menores taxas de mortalidade por Covid-19

O estado de Pernambuco e a região Nordeste registraram os menores índices de mortalidade por Covid-19 do Brasil em relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), divulgado na última sexta-feira (16). Os dados da publicação foram analisados pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelos integrantes do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus, na manhã de hoje.

De acordo com o documento da Opas, nos últimos 30 dias, Pernambuco registrou um índice de mortalidade de 16,5 casos para cada 100 mil habitantes. Menos da metade da média nacional, que foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes. Já a taxa de mortalidade do Nordeste ficou em 25,1 casos por habitante, abaixo das regiões Norte (29,1), Sudeste (42,8), Centro-Oeste (56,6) e Sul (55,7).

“Ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra a Covid-19. No entanto, um levantamento como esse mostra que só uma combinação de ações como ampliação da rede de saúde com leitos de enfermaria e terapia intensiva, medidas restritivas e vacinação são capazes de reduzir a quantidade de vítimas da doença”, avaliou Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André longo, ressaltou que as medidas restritivas foram retomadas em Pernambuco desde dezembro de 2020 e destacou que, do início de março até agora, foram abertos mais de 600 novos leitos de UTI em todas as regiões do Estado. “Nossa rede de saúde conta, hoje, com 1.611 leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid-19, em 17 municípios. Um esforço que só se tornou possível com todas as áreas do governo priorizando a saúde da população”, afirmou Longo.


Blog do Magno Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Exclusivo: Aos 49 anos morre em Pitimbu Renilda de Sousa Santos