Live, 100 dias de gestão: Prefeito de Alhandra faz prestação de contas dos 100 dias de gestão durante live, com vice-prefeita e secretários

 

O Prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, e a vice-prefeita, Zilda Lima, durante a “Live, Se Liga na Gestão” pontuaram ações em recuperação de escolas, transportes, aparelhos desportivos e ações da Secretaria de Ação Social, Habitação e Cidadania, Educação, Saúde e agricultura.

 

De acordo com o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, no início da gestão, os veículos públicos foram encontrados em péssimas condições de conservação, sendo necessária a manutenção e recuperação. Desde do começo do ano, 19 veículos que estavam sem condição de uso foram recuperados e postos em circulação.

 

Na agricultura aproximadamente 450 famílias foram beneficiadas com o programa de doação de horas de trator. Já foram licitados cerca de mil horas de corte de terra para plantio, fortalecendo a agricultura familiar da zona rural de Alhandra.

 

Em 100 dias de governo municipal, 20 unidades escolares estavam com sua estrutura necessitando de manutenção em portas, salas de aulas, tetos e reparos elétricos e hidráulicos. Além, das escolas a Secretaria de Obras, viabilizou  a manutenção de forma pontual das Unidades de Saúde e Postos de Saúde da Família para que pudessem, o mais rápido possível, atender a população. Reposição de calçamentos e retomada das obras da escola no bairro do Oiteiro.

 

Mesmo com os espaços para a prática de esportes fechados, devido à pandemia da Covid-19, a Secretaria de Esportes realizou ações pontuais para que ao retorno das atividades os espaços possam estar disponíveis à população. Foi o que aconteceu no estádio de futebol em Mata Redonda, o “Silvão” que recebeu a implantação de sistema de drenagem por existir acúmulo de água durante o período de chuvas. Além do estádio, o ginásio poliesportivo, o “Wilsão” recebeu a substituição de refletores e troca dos quadros de distribuição de energia na área interna e externa.

 

Já foram entregues 1500 cestas básicas às famílias carentes. Distribuição de mais de 7 mil quilos de alimentos da agricultura familiar adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos(PAA) em parceria com o Governo do Estado. O programa Criança Feliz foi ativado e está pronto para servir a população. Foram adquiridos 120 kits de higiene que serão entregues às crianças do programa.

 

Os cadastros, do Programa Mais Renda, encontrados pela atual gestão estavam incompletos, pois os mesmo, precisam de laudo técnico que é levantado pelo profissional de assistência social do município. E esse procedimento já está sendo executado. Nos próximos dias será entregue o cartão do programa aos beneficiários. Neste primeiro momento haverá uma entrega simbólica, mas, de forma gradual, todos os beneficiários irão receber seu cartão.

 

O secretário municipal de Educação, Fernando Francisco afirmou que encontrou as 20 escolas necessitando de limpeza, salas de aulas com telhados deteriorados. Foram necessários fazer a manutenção  e reparos nos telhados, reposição de portas e janelas como também revisão na parte elétrica e hidráulicas.

 

O município possui três escolas, na zona rural, participantes no programa de Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE) que destina recursos ao município. O PDDE da Água, por exemplo, viabiliza meios para que as escolas possam garantir as adequações necessárias ao abastecimento de água em condições apropriadas para o consumo e o esgotamento sanitário nas Unidade Escolares que não tenham abastecimento de água ou de esgotamento sanitário. Estes recursos estavam disponíveis desde 2019, mas como o valor não foi usado estava em processo de devolução. Segundo o secretário municipal de Educação, Fernando Francisco, o município entrou com uma ação para que o valor ficasse disponível ao município.

 

O convênio com a Faculdade de Professores de Goiana, que oferece descontos aos estudantes de Alhandra, será normalizado, pois a gestão passada não havia pago os últimos seis meses de 2020. O número de escolas com Educação de Jovens e Adultos foi ampliado e ultrapassamos mais de 3 mil alunos matriculados em nosso município superando o último que era de 2.976, hoje possuímos 3.400 alunos na rede municipal de ensino.

 

A obra da Creche no bairro Bela Vista poderá ser retomada em breve, pois o contrato não foi renovado, como também não houve prestação de contas, mas os recursos estão disponíveis.

 

A Rede Municipal de Ensino está passando pelo processo de implantação da plataforma digital. Tecnologia que irá facilitar os registros de aulas, as faltas como também o acompanhamento dos pais. Como também um projeto de robótica que será implantado contemplando aproximadamente 900 alunos.

 

O secretário de Saúde, Harvey Carvalho, pontuou sobre as Unidades de Saúde que foram encontradas fechadas no início da gestão, mas que de forma ágil passaram por manutenção para que pudessem atender a população de forma adequada. Como também a Policlínica que precisou ser reestruturada e hoje oferece atendimento com 15 especialistas, onde nesses 100 dias de governo, já realizamos mais de 600 consultas. No Centro de Acompanhamento Psicossocial (CAPS) realizamos mais de mil atendimentos.

 

O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, anunciou  que no próximo dia 23 de abril estará entregando à Guarda Municipal dois carros Jeep Renegade e fardamento.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

15/04/2021

Comentários