Quase 30 agências bancárias são autuadas por aglomeração e descumprimento à legislação


A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) autuou 27 agências bancárias da Capital na Operação Banco Saudável nas 35 visitas que realizou até a quinta-feira, (4).

A fiscalização, que inspeciona a aplicação dos decretos municipal e estadual, que preveem medidas de prevenção à Covid-19, encontrou irregularidades como aglomeração (e o descumprimento da lei que limita tempo de espera na fila), problemas nos medidores de temperatura e falta de dispenser para o álcool 70% destinado aos consumidores nos caixas eletrônicos.

Até o momento já foram inspecionadas 35 agências em vários bairros da Capital, a exemplo de Bessa, Manaíra, Cruz das Armas, Geisel, Bancários, Mangabeira, Centro e Varadouro, além das instaladas no campus da Universidade Federal da Paraíba e nas avenidas Beira-Rio e Epitácio Pessoa.

O secretário Rougger Guerra salienta que o Procon-JP não está verificando apenas o que determina os decretos municipal e estadual, mas está inspecionando outras legislações como a 11720/2020 (que dispõe sobre a obrigatoriedade do álcool 70% nos terminais de atendimento) e a aplicação da lei que limita o tempo de atendimento nas filas (leis municipal 8.744/1998 e a estadual 9.426/2011), “A fiscalização aos bancos vai continuar porque se trata da segurança e saúde de cada pessoa”.

Penalidades – As agências autuadas estão sujeitas às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas que podem variar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, dependendo da gravidade da infração, bem como se existe reincidência para o mesmo problema. De acordo com Rougger Guerra, os bancos têm direito a um prazo legal de 10 dias para procederem a defesa por cada infração aplicada.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefones para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Watsapp: 83 98665-0179

Instagram: @proconjp

Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br

Por Paraíba Master com Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana