Todos Contra o Corona Vírus

Natal: "A orientação é que as comemorações não reúnam mais que 10 pessoas", diz André Longo

Secretário estadual de Saúde, André Longo - Foto: Hélia Scheppa/SEI

Durante coletiva de imprensa online na tarde desta terça-feira (22), o Governo de Pernambuco reforçou a necessidade de manter os protocolos de segurança na reta final do ano, principalmente durante as festas de Natal e Ano Novo e respondeu alguns questionamentos da imprensa.

Participaram da coletiva o secretário de saúde do Estado, André Longo, o secretário de Defesa Social, André de Pádua e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. 

Sobre o Natal, André Longo orientou que as comemorações não reúnam mais que 10 pessoas e fiquem restritas ao núcleo familiar. "No natal deste ano, não poderemos ter grandes encontros e abraços fraternos. Teremos que nos reunir apenas com os que estão conosco agora. O maior bem que podemos oferecer às pessoas que amamos é a vida.", disse. 

Quinta semana de alta

"Esta é a quinta semana seguida de alta. Estamos passando por mais um momento difícil nesta pandemia. Há três semanas estamos realizando fiscalizações em bares e restaurantes. Tivemos situações de interditar estabelecimentos mais de uma vez", disse Longo, afirmando que o Governo deve continuar fiscalizando esses lugares, pois é fundamental para conter a transmissão do vírus.

"Vamos tomar medidas cada vez mais fortes no sentido de não permitir esses abusos. Pedimos que frequentem os bares, mas cumpram os protocolos.", afirmou Pedro Eurico. 

Lockdown em 2021?

Questionado se haveria a possibilidade do ano de 2021 começar com um novo lockdown, André Longo disse que o fato dependeria muito do comportamento social adotado nos próximos meses. 

"Os epidemologistas tem dito que a doença costuma guardar algum sentido de sazonalidade. Então, não chegando a vacina nos três primeiros meses de 2021, é possível que tenhamos uma aceleração da epidemia na sazonalidade, que começa no final de fevereiro para março e, obviamente, isso vai depender muito do comportamento social que adotarmos nos próximos dias e próximos meses. É preciso se resguardar, ser agente de proteção e respeitar as ordens sanitárias. É preciso que todos se conscientizem desse momento para evitar um cenário de maior gravidade no primeiro trimestre de 2021. Isso poderá acontecer. Esta é uma previsão de que isto pode acontecer.", declarou Longo.

Números em PE

Nesta terça-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.946 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 50 (2,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.896 (97,5%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 210.081 casos confirmados da doença, sendo 29.019 graves e 181.062 leves.

Mortes

Também foram confirmados 16 óbitos, ocorridos entre os dias 28/11 e 21/12. Com isso, o Estado totaliza 9.459 mortes pela Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana