RADAR POLÍTICO 365


Fábrica Elizabeth cimentos em Alhandra é vendida a novo grupo empresarial e valor pode chegar a R$ 1 bilhão

O Farallon Capital está comprando uma fábrica de cimento do Grupo Elizabeth por um enterprise value de quase R$ 1 bilhão, uma transação que ajuda um dos mais tradicionais grupos ceramistas nacionais a reduzir seu endividamento, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

A planta, que foi inaugurada em 2015 e tem capacidade de 1,2 milhão de toneladas/ano, fica no município de Alhandra e compõe o chamado Polo Cimenteiro Paraibano, no litoral sul do Estado, uma região generosa em minas de calcário.

O Grupo Elizabeth pertence à família Crispim, que tem cinco fábricas de cerâmica na Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

O Farallon — um dos maiores hedge funds do mundo — estava conversando com a família sobre um aporte financeiro quando a pandemia criou a oportunidade de negócio.  O fundo americano está pagando uma parte em cash e assumindo parte das dívidas do grupo.  O closing depende de negociação com os bancos, que estão acontecendo agora.  Apesar de separada do grupo, a fábrica continuará usando a marca Elizabeth.

O negócio de cimento está sofrendo há pelo menos cinco anos, com capacidade ociosa resultante da crise de 2016.  Este é o primeiro ano realmente bom para o setor e, no Nordeste, melhor ainda, em grande parte graças ao coronavoucher.

Dados do sindicato da indústria mostram que as vendas no Nordeste estão em alta de quase 11% no período de janeiro a julho, contra 6,5% da média nacional.

O Brasil é o quarto mercado mundial de cimento:  a produção dobrou — de 36 milhões de toneladas para 72 mi — entre 2003 e 2014, mas caiu 26% nos anos desde o Governo Dilma.

Polêmica Paraíba

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem em regime semiaberto é assassinado a tiros em Alhandra

GUARDA MUNICIPAL PRENDEU MARGINAL QUE MATOU JOVEM PARA ROUBAR NA PRAÇA DO ROSÁRIO NA REGIÃO CENTRAL DE CARUARU.

MÉDICO WELLINGTON MARTINS FOI PRESO DENTRO DE AGÊNCIA BANCÁRIA NO CENTRO DE CARUARU.

Esquema de agiotagem é desarticuldado pela Polícia Militar no Sertão do Estado

ATLETA DE GOIANA SE DESTACA NO SUL-AMERICANO DE JIU-JITSU DA IBJJF EM BARUERI

PREFEITURA DE GOIANA APRESENTA IDENTIDADE VISUAL DO GOIANATAL 2025