Coronavírus: Enfermeiros não receberam gratificação de insalubridade, afirma sindicato

Coronavírus: Enfermeiros não receberam gratificação de insalubridade, afirma sindicato
A denúncia foi exibida no Por Dentro Com Cardinot - Foto: Reprodução/TV Jornal
O Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco denunciou que os profissionais de Saúde, da linha de frente no combate ao novo coronavírus, não receberam a gratificação por insalubridade nos hospitais do Estado. Além disso, o sindicato alega que os profissionais de saúde estão usando máscaras sem qualidade e seguem com o risco de contaminação. Além disso, A denúncia foi exibida nesta quarta-feira (22), no programa Por Dentro Com Cardinot. 

O que é insalubridade?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é considerada atividade insalubre aquela em que o trabalhador é exposto a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Nota da SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que está em permanente contato com a categoria e tem reunião agendada, esta semana, com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE). Importante reforçar que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), tem monitorado permanentemente o abastecimento e os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) das unidades da rede estadual de saúde e deflagrado diversas ações para garantir a compra de itens de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelos órgãos de controle, visando garantir a segurança do profissional de saúde e dos pacientes.
Sobre as gratificações, a Secretaria Estadual de Saúde informa que está em permanente contato com a categoria e tem reunião agendada, esta semana, com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco. A nota diz ainda que o governo tem monitorado permanentemente o abastecimento e os estoques de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, tem deflagrado diversas ações para garantir a compra de itens de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelos órgãos de controle.

Comentários