Vacinação contra a gripe é suspensa em cidades do Grande Recife

Vacinação contra a gripe é suspensa em cidades do Grande Recife
imunização contra a gripe está suspensa temporariamente, porque as doses das vacinas acabaram - Foto: Welington Lima/JC Imagem

Prefeituras de algumas cidades da Região Metropolitana do Recife, como o próprio Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, anunciaram que a imunização contra a gripe está suspensa temporariamente, porque as doses das vacinas acabaram.
As prefeituras garantem que não há motivo para preocupação, porque o Ministério da Saúde vai enviar novas doses, nos próximos dias e a vacinação será retomada.

Balanço

Em três dias, 130 mil pessoas foram vacinadas, no Recife. Em Jaboatão dos Guararapes, 51 mil doses foram aplicadas. Já em Olinda, 30 mil idosos foram vacinados. Essa fase da campanha se encerra no dia 15 de abril.

Público-alvo

De acordo com o Programa de Imunização do Recife, cerca de 500 mil pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, na capital pernambucana. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dessa população. No ano passado, o Recife ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e vacinou 485 mil pessoas, o que representa quase 100% do grupo de risco. Em 2018, a cidade também vacinou quase 100% do público prioritário.
Composta por vírus inativado, a vacina deste ano protege contra os três tipos de vírus que mais circularam no Hemisfério Sul, em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Pessoas em situação de rua

A partir desta segunda-feira (23), também serão vacinadas as pessoas em situação de rua, na capital pernambucana. A Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, realizará um esquema especial para imunização dessa população mais vulnerável.
A ação será realizada pelo Programa Consultório na Rua, com apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), e acontecerá nos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop): o Centro Pop Glória, em Santo Amaro, e o Centro Pop Neuza Gomes, na Madalena, além do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José. O atendimento também acontecerá de forma itinerante, em todas as áreas da cidade.

A doença

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente, em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

Semelhança com o coronavírus

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do novo coronavírus, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que está com Covid-19, mas pode estar apenas com gripe.
“Seja um ou outro, a orientação inicial é a mesma: fique em casa para evitar contaminar outras pessoas. Repouse, siga as medidas de higiene e beba bastante líquido. Mas se você sentir cansaço, falta de ar, dor ao respirar ou a febre não passar e você não melhorar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Pode ser uma unidade de saúde da família, um centro de saúde, uma policlínica ou até uma UPA. Lá, o profissional de saúde vai avaliar se você precisa fazer exame para saber se está com o novo coronavírus e se precisa se internar numa unidade de saúde de referência”, explicou a diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

Documentos

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Medidas para evitar infecções respiratórias, como gripe e Covid-19:

  • Lavar as mãos com água e sabão, frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir, espirrar ou depois de usar o banheiro);
  • Evitar levar as mãos ao rosto (olhos, nariz, boca);
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras;
  • Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;
  • Pessoas com gripe/resfriado devem evitar sair de casa, sobretudo para ambientes fechados e com aglomerações, assim como devem evitar ter contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc);
  • Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Comentários