SES/PE notifica Maria Lucinda por registro errado de Covid-19 em atestado de óbito. Revelação é do LeiaJá

Atestado foi usado por bolsonaristas para espalhar fakenews

Matéria de Marília Parente  para o Portal LeiaJá revela que a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) notificou o Hospital Maria Lucinda, localizado na zona norte do Recife, por incorreção no registro de óbito de um homem de 57 anos, falecido no dia 23 de março. Acontece que a declaração, assinada pela médica que acompanhou o paciente, apontava três possibilidades como causa da morte: síndrome respiratória aguda, Covid-19 e pneumonia comunitária não-especificada. Tais informações se repetiram no atestado de óbito.

O Portal revela ainda que dada a repercussão da suposta morte por covid-19, o próprio secretário de saúde André Longo, em coletiva de imprensa realizada em 25 de março, informou que o resultado dos exames do paciente apontou óbito por influenza A. Por meio de nota, a SES esclareceu ainda que “ esse caso (homem de 57 anos, falecido no Hospital Maria Lucinda) nunca constou nas estatísticas de mortes por Covid-19, divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Os óbitos pelo novo Coronavírus não são contabilizados a partir de atestados, mas sim por testagem realizada pela Vigilância Epidemiológica do Estado”.

Até o último boletim divulgado no domingo (29/03), os óbitos em Pernambuco eram de: dois homens de 79 e 69 anos, ambos falecidos no Hospital Português; um homem de 82 anos falecido no Hospital dos Servidores; outro homem de 85 anos falecido no Hospital Oswaldo Cruz e uma mulher de 69 anos, que faleceu no Hospital São Marcos.


O caso objeto da notificação é o de um borracheiro, cujo atestado virou alvo de fake news espalhadas por robôs bolsonaristas e até por parlamentares apoiadores do presidente, inventando que a vítima teria morrido de um acidente com um pneu. 

Comentários

Mais Vistas do Blog

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Em Caaporã: Acidente entre ônibus da Jeep-Goiana e animal na PB 044

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Em Caaporã homens ficam feridos após bala perdida

Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal