Pular para o conteúdo principal

EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, 60 BRASILEIROS SÃO ABANDONADOS À PRÓPRIA SORTE EM AEROPORTO DE CABO VERDE

Imagem
por Renato Feitosa

Nos últimos dias, um grupo de turistas brasileiros encontra-se vivendo um verdadeiro pesadelo em meio à pandemia global do novo coronavírus. Ao tentarem retornar de suas viagens a Cabo Verde para o Brasil em voos já marcados, descobriram - em pleno aeroporto - que estes haviam sido cancelados pela companhia aérea Cabo Verde Airlines, numa decisão que classificam como motivada por interesses econômicos arbitrários.

Na imagem, painel do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na Ilha do Sal, confirma que outras companhias aéreas mantiveram seus voos para fora do país.

Segundo as cerca de sessenta pessoas de Pernambuco, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros, a justificativa inicial dada pela Cabo Verde Airlines foi de que a ação da empresa atendia às decisões do governo local para contenção da pandemia do Covid-19 no país. Porém, a informação foi logo questionada pelos turistas brasileiros que observavam o movimento de passageiros que continuavam a voar para o exterior por outras companhias.



"Nós vimos que havia determinação do governo, mas ela proibia a entrada e não a saída de estrangeiros do país. Chegamos a nos animar ao ver algumas filas formadas para realização de check-in, mas eram de passageiros da TAP (empresa aérea portuguesa), que estava realizando seus voos normalmente", relatou a pernambucana Lígia Dantas. Ela ainda informou que a Cabo Verde Airlines não forneceu qualquer suporte aos brasileiros - como estadia, transporte ou alimentação - e se limitou a indicar que procurassem o consulado do Brasil para a resolução de sua situação causada pelos cancelamentos. A companhia também teria negado o acesso dos turistas a um telefone local para a comunicação com o Cônsul Honorário do Brasil na Ilha do Sal.

INFORMAÇÕES DO GOVERNO DESMENTEM COMPANHIA AÉREA


Uma nota publicada no site da Cabo Verde Airlines informa que "tendo em conta a ação do Governo de Cabo Verde de encerrar as fronteiras do país, (a companhia) irá suspender temporariamente todas as suas atividades de transporte a partir de 18-03-2020 por um período de, pelo menos, 30 dias". Ainda de acordo com o informativo, o governo caboverdiano teria decidido, nesta mesma data, "interditar todas as ligações aéreas com Portugal e todos os países europeus assinalados com Covid-19, bem como para os Estados Unidos da América, Brasil, Senegal e Nigéria."

A reportagem pesquisou nos meios oficiais estatais do país e teve acesso a arquivos com as últimas decisões do governo publicadas no Boletim Oficial até a tarde desta quinta-feira (19/03). Em ambas as fontes, encontrou o anúncio de novas medidas para a contenção do novo coronavírus que tratam da proibição de eventos e aglomerações em locais públicos, fechamento de estabelecimentos noturnos, medidas para o abastecimento do arquipélogo, punição para crimes econômicos e avisos que coibem a realização de estoques pela população. Na única comunicação governamental que trata de interdição das linhas aéreas, datada da manhã do dia 17, o Primeiro-Ministro caboverdiano, José Ulisses Correia e Silva, deixa explícito que excetuam-se da interdição de três semanas "os voos de regresso de cidadãos em férias ou em serviço em Cabo Verde aos seus países de origem ou de residência."

Em contato com a embaixada do país em Brasília, a reportagem obteve confirmação de que não há decreto ou outra determinação governamental que determine ou autorize o cancelamento de voos para o regresso de estrangeiros ao exterior. Seguindo orientações, encaminhamos outras questões por e-mail. Perguntas como se o Governo de Cabo Verde tem conhecimento do caso dos brasileiros; se a companhia aérea estaria cometendo alguma infração legal; e qual seria a posição do governo frente ao caso e à assistência aos turistas afetados pelos cancelamentos de voos, não foram respondidas até o fechamento do texto.

"O CONSULADO NÃO DÁ RESPOSTAS CONCRETAS"


É o que afirma Luiz Veiga Neto, um dos brasileiros afetados pela decisão da Cabo Verde Airlines. O empresário e piloto de avião viajava de férias com a família e esperavam retornar para Macapá em um voo da companhia marcado para esta quinta-feira. Eles estão hospedados em um dos poucos dos poucos hotéis que ainda permanecem abertos na quarentena que foi instalada na cidade de Santa Maria. A iniciativa se deu exclusivamente pela atitude do próprio grupo, que conseguiu negociar um pacote de descontos com o hotel.

"Tem gente que está com o dinheiro contado e não vai ter condições de arcar com os custos por mais dias", revela o amapaense. "Além disso, a embaixada não nos dá uma posição fixa, não diz qual atitude vai tomar. Passamos muito tempo sem notícias e, quando temos, apenas informam que tentaram resolver com a companhia mas não conseguiram." Luiz é um dos turistas responsáveis pelas negociações com a Cabo Verde Airlines e os órgãos de diplomacia brasileiros no país. Sua descrição dos contatos revela um verdeiro imbróglio de competências entre a empresa, o consulado e o Governo de Cabo Verde.

O grupo está em contato com o cônsul honorário do Brasil na Ilha do Sal, o vice-consul do Brasil em Cabo Verde e o atendimento de emergência da Embaixada brasileira. Nenhum dos órgãos tem assumido apoio prático à estadia dos turistas no país estrangeiros e limitam-se a dizer que estão em contato com a companhia aérea. A reportagem teve acesso à última comunicação da Embaixada com o grupo de brasileiros, um e-mail enviado na tarde da quarta-feira (18) que realmente fornece informações muito vagas sobre suas iniciativas diplomáticas. "Enquanto isso, a companhia diz que a Embaixada é que tem que solicitar ao governo caboverdiano que interceda junto à companhia para haja um voo de retorno. A sensação é de que ninguém está fazendo nada para resolver nossa situação." De acordo com o piloto de Macapá, a companhia ainda teria se recusado a fornecer uma declaração por escrito justificando a causa dos cancelamentos, direito que o passageiro teria de acordo com a legislação internacional de aviação civil.

SOB INCERTEZAS E EXPOSIÇÕES A RISCOS DE CONTAMINAÇÃO


Idosos e pessoas com problemas de saúde que as enquadram nos grupos que correm o maior risco de mortalidade pelo novo coronavírus compõem boa parte do grupo de brasileiros impedidos de viajar pelos cancelamentos irregulares da Cabo Verde Airlines. "Há crianças, gente que precisa voltar para cuidar dos filhos e até um adolescente viajando desacompanhado", informa Lígia. "Como aqui é uma ilha, as pessoas estão com medo de desabastecimento. Ontem houve muita correria aos mercados, muita gente está estocando água e alimentos enlatados."

As descrições das condições levantam dúvidas a respeito da segurança do grupo em relação à exposição ao Covid-19. As idas frequentes, e por longos períodos, ao aeroporto para tratar dos problemas com a companhia aérea aumentam as chances de contato dos brasileiros com o vírus. Além disso, precisam recorrer aos poucos restaurantes que permanecem abertos em Santa Maria para se alimentar. Os turistas que ainda estão na cidade são apenas aqueles que não conseguem deixá-la. A reportagem tentou contatar as representações da Cabo Verde Airlines no Brasil, mas não consegui obter posicionamentos a respeito do caso. Não foi possível contatar o telefone fornecido para a assessoria de imprensa da empresa em Portugal. Até o fechamento da matéria, não houve resposta ao e-mail enviado à companhia aérea.

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

ABSURDO! Enquanto é investido bilhões na copa... Idosa morre de fome no Brasil! Veja o video antes da morte

O retrato do descaso, tanto dos poderes públicos, quanto dos familiares no estado do Ceará. Maria de Nazaré, uma senhora de 61 anos, que vivia sozinha em condições sub-humanas, em uma cena estarrecedora de completo abandono, foi personagem de uma reportagem notoriamente sensacionalista que chega a causar medo diante de tamanho sofrimento humano. Se não bastasse a exposição, a narração do repórter e a trilha sonora dada pela edição fazem acentuar ainda mais a tragédia de Maria. O que o repórter fez pela senhora Maria de Nazaré? Apenas transformou sua dura vida em show por míseros minutos em primeiro lugar de audiência.       Pois é, após a equipe sair da casa de dona Maria, sem olhar para trás e não ajudar em nada. Curiosos que viram o movimento da reportagem se comoveram com o sofrimento da idosa e a levaram para um hospital. Depois de algumas horas, dona Maria morreu. O Instituto Dr. José Frota (IJF). Emitiu boletim informando que devido ao grave estado de desnutrição, Ma

PREFEITURA DE GOIANA REALIZARÁ PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS PARA APOSENTADOS

  A prefeitura de Goiana, através da secretaria de Administração, informa que nesta quinta-feira (29) realizará o pagamento de verbas rescisórias de servidores municipais aposentados. O prefeito Eduardo Honório autorizou o pagamento dos processos. “Essa é uma forma de valorizarmos quem dedicou seu trabalho ao município. Temos que tratar com respeito e dignidade os servidores municipais e reconhecer seu trabalho”, disse. A prefeitura vem cumprindo o objetivo de sanar o pagamento dos processos, efetuando os pagamentos a partir de 2019. Esses pagamentos não eram realizados e estavam acumulados. Alguns servidores aguardavam há 19 anos o pagamento dos seus direitos. De acordo com o secretário de Administração, Jones Pimentel, essas verbas rescisórias são um direito do servidor e que deve ser respeitado. “Por isso precisamos honrar com o pagamento deste valor acumulado no passado”, declarou. A prefeitura divulgou uma lista com os nomes dos servidores aposentados contemplados para receber. Co

Pesquisa Brasmarket indica vitória de Bolsonaro no 1° turno

  Presidente Jair Bolsonaro  Foto: Alan Santos/PR A pesquisa de intenção de voto para presidente da República realizada pelo instituto Brasmarket e divulgada nesta sexta-feira (30) indicou a possibilidade de que o presidente  Jair Bolsonaro  (PL) vença a eleição já no primeiro turno. Tanto na análise espontânea quanto na estimulada, o atual líder tem preferência maior do que a soma dos concorrentes, ou seja, possui a maioria dos votos válidos. No levantamento espontâneo, quando a lista de candidatos não é apresentada aos entrevistados, Bolsonaro aparece com 44,3%, contra 27,6% de  Lula  (PT), 3,8% de Ciro Gomes (PDT) e 3,2% de Simone Tebet (MDB). Na soma, todos os concorrentes do atual chefe do Executivo tem 35,5% do eleitorado, o que indica a possibilidade de vitória do líder já no primeiro turno. Já na pesquisa estimulada, Bolsonaro tem 45,4%, contra 30,9% de Lula, 6,2% de Ciro e 5,2% de Tebet. Somados, os índices dos concorrentes do presidente totalizam 43,7%, o que também aponta um

Prefeito de Goiana Eduardo Honório consolida liderança política e garante votação histórica para seus candidatos

  Majoritários e com votações históricas. Foi assim que a prefeito Eduardo Honório encerrou o primeiro turno das eleições 2022 em Goiana, se consolidando como grande liderança política do município. O gestor comemorou a vitória de seus candidatos neste domingo (02), garantindo uma votação de 4.147 para o seus candidatos a deputado estadual Mário Ricardo(REPU) e para o Deputado estadual Antonio Moraes(PP) 1.778 Votos. Já o deputado federal Luciano Bivar(UB), registrou nas urnas 3.552 votos, A   candidata a senadora do prefeito foi Tereza Leitão e ela teve 21.173 votos. Segundo Eduardo, a votação expressiva obtida pelos candidatos que apoiou mostra o reconhecimento de sua gestão. Ela também agradeceu aos secretários e secretárias que fazem parte de sua base e trabalharam juntos para obter esse resultado, Com isso, Eduardo Honório se consolida como grande liderança de Goiana e segue ainda mais confiante no seu mandato e no trabalho que vem sendo realizado por sua gestão.

Bolsonaro lidera em pesquisa mais ampla que Ipec e Datafolha

  Bolsonaro aparece na frente na pesquisa Equilíbrio Brasil  Arte: Pleno.News // Fotos: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert Uma pesquisa de intenção de votos divulgada pelo instituto Equilíbrio Brasil nesta quarta-feira (28), com uma amostra mais ampla do que aquelas que têm sido apresentadas pelos tradicionais Ipec e Datafolha, indicou a liderança do presidente  Jair Bolsonaro  (PL) na corrida presidencial. De acordo com o levantamento, o atual líder tem 44% da preferência, contra 39% de  Lula  (PT). O número de pessoas consultadas e cidades pesquisadas pelo Equilíbrio Brasil é bem maior do que aquele que tem sido registrado nos mais recentes levantamentos feitos pelos institutos Ipec e Datafolha, por exemplo. De acordo com o Equilíbrio Brasil, foram ouvidas 11.500 pessoas em 1.286 cidades, entre os dias 20 e 22 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Já na última pesquisa Ipec, divulgada na segunda (26), foram ouvidas 3.008 pessoas em 183 cidades. Na atual pesquisa Dat

Bolsonaro tem 46% dos votos válidos e Lula 41%, diz pesquisa do Instituto Equilíbrio Brasil; confira dados

  Bolsonaro tem 46% dos votos válidos e Lula 41%. Foto: Divulgação/ Arte Portal de Prefeitura. Pesquisa do Equilíbrio Brasil sobre a disputa presidencial divulgada nesta quarta-feira, 28 de setembro, mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente, com 46% dos votos válidos, seguido de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 41% das intenções de voto. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Confira dados completos:  Bolsonaro (PL) – 46% Lula (PT) – 41% Ciro Gomes (PDT) – 5 % Simone Tebet (MDB) – 4 % Soraya (União Brasil) – 2 % Felipe D’Avila (Novo) – 1 % Outros – 1 Veja  gráfico divulgado pelo Instituto: Pesquisa do Equilíbrio Brasil. Foto: Divulgação O levantamento para Presidente foi realizada por meio telefônico, ouviu 11.500 eleitores em 1.286 municípios, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro de 2022 e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. A Pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02018/2022.  Confira aqui o relatório completo .  Da redação do Portal de P

Em Goiana, Vereador André Rabicó, denúncia Vandalismo da esquerda nas igrejas evangélicas em Pernambuco.

  A fachada de uma Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Prazeres, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, localizada no Grande Recife, que tem como presidente o Pastor Aílton José Alves, foi alvo de vandalismo durante a madrugada da última quinta-feira (30). A informação foi confirmada no Instagram 'Assembleianos de Valor'. Na imagem, é possível observar que os criminosos picharam dizeres da militância LGBT como: 'Deus é gay', 'bichas', 'idiotas'. Para os cristãos, os dizeres foram como uma afronta à igreja do Senhor Jesus Cristo, a então considerada noiva do cordeiro. O Vereador também firmou seu apoio ao presidente Bolsonaro, e a candidata a governadora Raquel Lyra. Fonte: Pernambuco 24hs

Divulgação: Restaurante Ágape

 

Raquel e Priscila recebem verdadeira onda de apoios políticos

A candidata ao governo, Raquel Lyra, e a sua vice, Priscila Krause, têm recebido, desde o último domingo (02), uma verdadeira onda de apoios políticos vindos de todas as regiões do Estado. Todos reforçam que Raquel representa a verdadeira mudança para Pernambuco.  Ainda no domingo, pouco antes da apuração final das urnas, o então candidato ao governo, Miguel Coelho, afirmou em coletiva de imprensa que irá apoiar e votar em Raquel Lyra.  Ontem, também em declaração à imprensa, o deputado federal eleito, Mendonça Filho – aliado de Miguel no primeiro turno -, também disse que vai caminhar com Raquel. “Pernambuco deu o recado de que quer mudança. E nosso grupo político está junto de Raquel”, declarou. Outros candidatos que saíram vitoriosos das urnas e aqueles que não alcançaram a eleição também já reforçaram, inclusive em atos que reuniram os seus grupos políticos, que vão trabalhar para eleger Raquel Lyra. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que antes estavam em grupos opo

Miguel agradece votação e declara apoio a Raquel Lyra

O candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) reconheceu na noite deste domingo (02) os resultados da eleição de 2022. Com mais de 870 mil votos, o ex-prefeito de Petrolina, ao lado de sua companheira de chapa, Alessandra Vieira, e do candidato ao Senado Carlos Andrade Lima, fez questão de agradecer o apoio e a confiança recebidos dos pernambucanos. Em entrevista coletiva, o candidato a governador pelo União Brasil fez um balanço da campanha e disse estar de alma leve após a expressiva votação. “Quero agradecer aos 28 prefeitos, centenas de vereadores, deputados, candidatos que acreditaram em nosso projeto. Mas acima disso, agradeço aos mais de 870 mil votos que recebemos, em especial, ao povo de Petrolina que nos deu uma votação histórica. Estou com a alma leve, o coração tranquilo e em paz”, ressaltou o candidato depois de ter feito uma longa campanha e pré-campanha de quase um ano. Durante a coletiva de imprensa, Miguel ainda declarou que vai apoiar a candidata Raquel Lyra n