Campanha estadual contra verminoses atende 2,5 mil escolas no Estado

Campanha estadual contra verminoses atende 2,5 mil escolas no Estado
Imagem: Jaílton Júnior / TV Jornal
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) lançou, nessa quarta-feira (16), a campanha estadual contra verminoses, nas escolas públicas de Pernambuco. Mais de 2,5 mil escolas serão atendidas e mais de 500 mil alunos imunizados. 
A Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho, que fica no bairro de Peixinhos, em Olinda, no Grande Recife, foi a 1ª a receber a equipe de saúde, recebendo orientações quanto à prevenção da doença e tendo a presença de um mascote super-herói para o enfrentamento às verminoses em Pernambuco.
Na ocasião, alunos de 5 a 14 anos de idade receberam uma dose do medicamento, em formato de comprimido. 

Autorização

Para que os alunos possam receber o tratamento, é necessário que os pais assinem um termo de autorização, que é entregue pela escola. O documento é fundamental para que as crianças possam tomar o remédio.

SAIBA MAIS

  • O problema: Verminoses são um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Elas se alojam, geralmente, nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro. A infecção ocorre pela ingestão direta de ovos, por meio do contato mão-boca, ou pelo consumo de alimentos crus e água contaminados. Além da via oral, a infecção também pode ocorrer por penetração ativa das larvas na pele do hospedeiro, em contato com solo contaminado.
  • Sintomas: Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso e anemia.
  • Prevenção: A prevenção corresponde à melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses. Algumas medidas simples são suficientes e alguns cuidados podem ser tomados, como: lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar o banheiro de forma adequada, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de comê-los.
  • Diagnóstico e Tratamento: O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos. Pequenos cuidados como lavar as mãos com frequência, lavar os alimentos e beber água filtrada colaboram bastante no combate das verminoses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana